sábado, abril 11, 2015

QUATRO FILMES PROTAGONIZADOS POR CRIANÇAS



Vamos a uma nova série de pequenos textos para adiantar o que for possível o atraso em relação aos filmes vistos e os comentados. E que se tornou ainda maior durante o mês de março, quando eu não tive tempo pra nada e o blog também foi prejudicado. Então, segue uma temática de filmes protagonizados por crianças, ainda que de gêneros distintos. Vamos a eles, então, em ordem cronológica de lançamento.

A MALDIÇÃO DO SANGUE DE PANTERA (The Curse of the Cat People)

Muitas vezes expectativas podem atrapalhar muito uma apreciação fílmica. Ou de qualquer outra forma de arte. Não que eu achasse que essa continuação de SANGUE DE PANTERA (1942) fosse superior ao original, mas há o selo Val Lewton de qualidade, que me fez descobrir obras-primas como A MORTA-VIVA (1943) e A SÉTIMA VÍTIMA (1943). E por mais que A MALDIÇÃO DO SANGUE DE PANTERA (1944, foto) não fosse tão bom quanto os demais, pelo menos eu estava preparado para ver um filme de terror. E não um filme infantil com temática sobrenatural, que é o que Gunther von Fristch e Robert Wise fizeram. Por outro lado, esse aspecto desconcertante não deixa de ser interessante. O problema é que senti falta do veneninho habitual do gênero. Na trama, menina que costuma ser vista como estranha na escolha passa a ver o fantasma de uma mulher (Simone Simon, do filme anterior), que se torna a amiga "imaginária" dela. Confesso que é uma das continuações mais estranhas que já vi, pela total mudança de tom. Mas não deixa de ter o seu charme justamente por isso.

O PEQUENO FUGITIVO (Little Fugitive)

Considerado hoje um filme que influenciou OS INCOMPREENDIDOS, de François Truffaut, O PEQUENO FUGITIVO (1953), assinado a seis mãos por Ray Ashley, Morris Engel e Ruth Orkin, tem sido redescoberto ultimamente e com direito, inclusive, a uma cópia novinha em DCP da restauração, que pude ver em um festival promovido pelo Cinema do Dragão, no início do ano. Na trama, o pequeno Lennie é enganado pelo irmão mais velho e seus amigos, e acredita que matou acidentalmente o próprio irmão, e que por isso precisa fugir da polícia para não ser preso. E isso acontece no intervalo de tempo em que a mãe deles teve que viajar. Assim, o pequeno Lennie segue sem rumo com alguns poucos trocados na mão e sem que o irmão soubesse até certo ponto, indo parar num parque de diversões de outra cidade. Lá ele vai aprendendo sozinho as relações de troca e a sobrevivência, que ainda é muito atrelada à vontade de brincar. O ator que interpreta Lennie, Richard Brewster, é um achado. Ele ganha o filme e o espectador. Foi seu único papel no cinema.

O ESPÍRITO DA COLMEIA (El Espíritu de la Colmena)

Na época do lançamento de O LABIRINTO DO FAUNO, de Guillermo Del Toro, muito se falava de O ESPÍRITO DA COLMEIA (1973), de Victor Erice. E eu fiquei curioso pra conhecer este cultuado filme espanhol que tem um lirismo muito bonito. Até pensei em revê-lo, pois não entrei muito no clima quando o vi (acho que é preciso ver em outra ocasião, com o corpo mais aceso e com mais atenção), mas demorei tanto pra escrever a respeito, que achei melhor deixar minhas impressões logo aqui antes que esqueça o pouco que lembro. O filme se passa na década de 1940, quando uma garotinha de sete anos (Ana Torrent) fica impressionada com uma exibição de FRANKENSTEIN, de James Whale, e passa a viver dentro de seu próprio mundo de fantasia. A história acontece logo após o fim da Guerra Civil Espanhola, quando o país está ainda tentando juntar os cacos, e esse contexto político é também interessante, embora não tanto quanto o universo interior e poético da garotinha. Se bem que há quem diga que a trama-base é uma alegoria para esse contexto político.

TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO (Trash)

Deixando o mais fraco para o final, TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO (2014), de Stephen Daldry, não deixa de ser uma obra interessante para que o brasileiro veja a visão do estrangeiro em relação a ele. Até porque Daldry já havia provado ter boa mão para dirigir filmes com crianças, como foi o caso de BILLY ELIOT (2000) e TÃO FORTE E TÃO PERTO (2011). Ainda que TRASH conte com as participações de Wagner Moura e Selton Mello (que está ótimo como um policial malvadão), o filme é mesmo dos três garotos desconhecidos que descobrem algo no lixo que podem mudar suas vidas. Aliás, já muda de imediato, pois eles passam a ser procurados pela polícia corrupta, para tentar fazer algo que eles julgam ser certo. Não deixa de ser um interessante conto moral contado à maneira estrangeira e com um bom andamento e belíssima fotografia. Do elenco internacional, destaque para Rooney Mara e Martin Sheen.

Nenhum comentário: