domingo, fevereiro 05, 2017

THE AFFAIR – TERCEIRA TEMPORADA (The Affair – Season Three)























Quando THE AFFAIR estreou, em 2014, ela logo foi considerada uma das melhores séries-revelação daquele ano. Tanto que, no ano seguinte, já ganhou o Globo de Ouro de melhor série dramática, além do prêmio de melhor atriz para Ruth Wilson, que faz o papel de Alison, a mulher casada que se envolve com um homem casado. A segunda temporada se mantém estável, ainda que tenha perdido um pouco da força da primeira, mas seguiu interessante e aprofundando mais, dessa vez, os personagens traídos, Cole (Josua Jackson) e Helen (Laura Tirney), agora tentando refazer suas vidas depois da tempestade.

Nesta terceira temporada (2016-2017), percebe-se que os roteiristas não sabem direito que caminho vão seguir. Nem há mais uma lógica na decisão de contar as histórias de diferentes pontos de vista. Alison se torna coadjuvante, enquanto Helen ganha mais destaque, e Noah (Dominic West) se torna o centro de tudo, agora também sendo importante para a vida de Juliette, uma professora francesa (Irène Jacob) que ele conhece em uma universidade onde passa a lecionar, depois dos três anos presos, condenado pelo atropelamento e fuga de um homem.

Enquanto a segunda temporada dava um novo sentido ao título da série, trazendo a tentação do reencontro dos ex, a terceira volta a enfocar a primeira traição, ainda que dando mais luz às suas consequências nas vidas de várias pessoas e também trazendo à tona o passado e os traumas de infância e a culpa de Noah. Nem sempre isso funciona. Na verdade, acaba tornando a série bem rasteira com a subtrama envolvendo o guarda da penitenciária que estaria supostamente perseguindo Noah, agora que ele está de volta à sociedade.

A história da terceira temporada começa três anos depois do encarceramento de Noah e sua volta à liberdade (ainda que condicional). Ele rejeita Helen, que tenta uma aproximação, até pelo sentimento de culpa por não ter dito a verdade no tribunal. A vida de Alison também anda atribulada. Desta vez a sua intenção é recuperar a guarda da filha, que ela deixou aos cuidados do pai e desapareceu, tendo ido se internar em uma clínica psiquiátrica. Helen namora agora um médico que se esforça para dar conta de ser um bom companheiro e também um bom substituto para os filhos dela. E Cole também tenta seguir sua vida com Luisa, um exemplo de mulher que traz estabilidade para a vida de um homem, embora a atração e o interesse por Alison continue.

THE AFFAIR acaba se tornando uma telenovela no pior sentido do termo, já que parece estar aberta a qualquer possibilidade, qualquer fim, como um saco plásticos levado pelo vento. Isso até poderia ser colocado a favor da série, ao mostrar vidas à deriva, ainda que o episódio final seja bem menos sombrio do que todo o tom da série visto até então. É esperar que os criadores consigam se recuperar e dar um final digno à quarta e possivelmente última temporada.

Nenhum comentário: