quinta-feira, junho 23, 2016

OS COWBOYS (Les Cowboys)



Uma das grandes surpresas do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano foi o pouco badalado OS COWBOYS (2015), estreia de Thomas Bidegain na direção e exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. O ideal é ver o filme sem saber nada do enredo, mas pra quem se aventura a ler a respeito sem ter visto, eu diria que é uma muito bem dosada mistura de RASTROS DE ÓDIO, o clássico de John Ford, com HOMELAND, a série sobre ataques terroristas do canal americano Showtime.

O filme nos apresenta a uma comunidade que tem um especial carinho pela cultura americana e no início já somos apresentados a uma das festas mais importantes, com várias bandeiras americanas, muita gente cantando e dançando música country e vestidos como se estivessem no velho oeste selvagem. Há quem se vista de xerife, há quem se vista de índio. O filme não demora a mostrar o que será o seu principal eixo dramático: o desaparecimento da filha mais velha de um casal, uma adolescente que teria fugido com um rapaz de origens árabes.

A família está esfacelada, mas o pai (François Damiens) tenta a todo o custo trazer a filha de volta, enfrentando vários obstáculos pelo caminho, já que o rapaz que a teria levado estaria envolvido com grupos extremistas. E trafegar pelos lugares onde ele possa estar é sempre um perigo, tanto para ele quanto para quem tente ajudá-lo.

O passar do tempo na narrativa é muito interessante, com o filme oferecendo sinais da passagem dos anos de maneira muito sutil, a partir de eventos que requerem um pouco mais de observação por parte do espectador, mas nada que seja muito difícil de acompanhar. É apenas uma maneira menos didática de contar uma história, respeitando a inteligência de quem vê o filme.

A semelhança dessa busca do pai pela filha que já pode ter mudado bastante depois de conviver com os islamitas lembra bastante a trajetória de Ethan Edwards no já citado western de Ford. Saem os índios, entram inimigos ainda mais difíceis de serem pegos, já que se sacrificam e se tornam invisíveis.

Um acontecimento inesperado faz com que o filme se divida em duas partes, como um disco que contém um lado A e um lado B. A boa notícia é que, com a saída de cena de um ótimo personagem, a narrativa continua forte, já que muda um pouco mais de aspecto, passando a se confundir com um thriller moderno de espionagem, mas sem perder o foco dramático. Ao contrário, a busca pela garota se torna ainda mais desesperadora, levando em consideração que entra um sentimento maior de desesperança.

Como o personagem de John C. Reilly diz a Georges "Kid" Balland, o rapaz precisa preocupar-se mais consigo mesmo, com conseguir voltar vivo daquela viagem perigosa, do que com a irmã perdida. A natureza amarga daquela situação contamina e pesa sobre o jovem protagonista e sobre todos ao redor. E um reencontro perto do final é de uma sensibilidade tão bonita quanto dolorosa. Sempre muito bom quando nos vemos diante de uma obra assim tão cheia de força, mesmo quando essa força vem da dor da perda.

Nenhum comentário: