terça-feira, abril 19, 2016

GIRLS – A QUINTA TEMPORADA COMPLETA (Girls – The Complete Fifth Season)



Foi a melhor das temporadas. Superando, inclusive, a primeira, que introduziu as personagens pra gente e em que houve um hype maior, já que era novidade. Sim, é verdade que as demais temporadas, principalmente a anterior, tropeçaram um pouco pelo caminho, mas a série sempre foi um prazer de assistir, por mais irritantes que fossem as quatro meninas e também os personagens masculinos. Elijah, o amigo gay de Hannah, ganha grande destaque, inclusive.

A quinta temporada de GIRLS (2016) começa de maneira muito especial, com o casamento de Marnie. Um casamento que a gente já prevê que não pode dar muito certo, já que todo mundo ali parece muito inseguro do que realmente quer. A não ser quem sofre porque o amor da sua vida está casando com outro cara, como é o caso de Ray.

E até pela narrativa acontecer, toda ela, no momento tenso dos preparatórios para o casamento, com toda a turma reunida, há algo de frescor neste episódio, ao mesmo tempo em que também somos contagiados pelas emoções conflitantes daqueles instantes. Felizmente "Wedding day" foi só o primeiro dos excelentes episódios desta linda temporada.

Hoje pensei em compará-la a um belo álbum em que podemos escolher nossas faixas favoritas. Ou gostar mais de algumas e menos de outras. Isso até poderia valer para todas as séries, mas GIRLS é dessas que se caracteriza por tecer episódios que têm um cara própria, ainda que exista ali uma sequência cronológica dos acontecimentos. Mas isso não chega a ser muito importante. Alguém que não conhece a série e pare para ver, por exemplo, o excelente "The panic in Central Park", todo dedicado a Marnie, pode achar ótimo, mesmo assim. Mas claro que saber do histórico dela com o ex-namorado ajuda bastante.

Provavelmente esta quinta temporada seja a mais melancólica de todas, apesar dos momentos divertidos, como a homenagem a INSTINTO SELVAGEM, ou a cena do boquete na van, ambos protagonizados pela Hannah. Lena Dunham, a criadora e protagonista, diminuiu um pouco sua importância nesta temporada, dando mais espaço para as colegas, embora isso se reverta à medida que nos aproximamos do final. O clima mais pesado que acontece é o fato de Adam (o ex de Hannah) e Jessa (sua melhor amiga) passarem a namorar.

Curiosamente, torcemos pelos dois, ainda que saibamos que mais à frente, quando Hannah descobre, não é nada fácil. E isso acontece em outra pequena obra-prima desta temporada, o episódio "Hello Kitty", que nos leva a uma curiosa peça que acontece em vários apartamentos de um prédio, em que Adam é um dos atores. Antes disso, curtimos o começo da relação de Adam e Jessa em "Old loves", principalmente.

Shoshanna, o patinho feito da turma, e geralmente relegada a segundo plano, em comparação com as três (ela participou de menos episódios do que o Adam) ganha mais força nesta temporada, com um arco em que a mais jovem da turma está no Japão, a trabalho. Intitulado "Japan", o episódio é bem bonito, e se destaca pelas cores, graças a uma iluminada Tóquio e a uma direção de fotografia acertada. Vemos Shoshanna lidando com coisas novas em sua vida, e curtindo muito isso.

Fechar a temporada com "I love you baby" é só mais uma demonstração de que GIRLS é uma série de puro amor. Autopiedade, culpa, resignação, alegria, desapontamento, dor-de-cotovelo, paz interior, contentamento, dúvida, tudo isso e mais um monte de sentimentos misturados formam um agridoce episódio de despedida de temporada que mais parece um episódio final da série. Se fosse, não deixaria de ser incrivelmente belo. Havendo mesmo a sexta e última temporada (confirmada pela HBO), há pontas soltas e coisas a tratar que podem ainda ser desenvolvidas e aproveitadas. Além do mais, é sempre um prazer ver de novo essa turma chata que a gente aprendeu a gostar. No mais, deixo registrado aqui meu amor pela Jessa.

Nenhum comentário: