quinta-feira, maio 07, 2015

UMA LONGA JORNADA (The Longest Ride)



O título brasileiro da nova adaptação de um best-seller de Nicholas Sparks combina perfeitamente com a duração morosa das histórias desinteressantes que se desenrolam neste UMA LONGA JORNADA (2015), que conta duas histórias em épocas diferentes: a dos dois jovens que se conhecem em um campeonato de rodeio e a de um senhor idoso que é resgatado após um acidente de automóvel.

Na história principal, digamos assim, Sophia (Britt Robertson) é uma jovem prestes a viajar para Nova York e começar uma carreira dentro do meio das artes plásticas, sua paixão. O destino não poderia ser mais irônico ao fazer com que ela se apaixonasse por Luke, um peão de rodeio vivido por Scott Eastwood, filho do ator e diretor Clint Eastwood.

Aliás, é impressionante a semelhança de Scott com o pai, principalmente os olhos, que até já apresentam os mesmos pés-de-galinha que o pai já mostrava nos filmes que fez na década de 1960, como os westerns de Sergio Leone.

A história dentro da história é contada pelo velho Ira (Alan Alda), que cria um vínculo afetivo com a jovem Sophia, já que a história dele e do amor de sua vida guarda semelhanças com a do jovem casal que ele conheceu. Porém, tirando um momento aqui e outro acolá (como o caso da adoção de um garoto), trata-se de uma história ainda mais aborrecida que a de Frank e Sophia. Os personagens não são suficientemente bons, o texto é pobre e as tentativas de emocionar são frustrantes e/ou piegas.

Não que se esperasse muito de mais uma adaptação de filmes com a marca Sparks, mas, dependendo do elenco ou direção, o resultado poderia ser satisfatório, como foram os casos de UM AMOR PARA RECORDAR (2002) e DIÁRIO DE UMA PAIXÃO (2004). Mas, ao que parece, esses filmes tendem a se tornar piores com o tempo, à medida que entram numa zona de conforto que prejudica a possibilidade de criação de melhores filmes.

É só pensar nos filmes posteriores e tentar lembrar momentos realmente interessantes ou emocionantes. São todos filmes esquecíveis, mesmo aqueles que trazem atores mais experientes, como foi o caso de NOITES DE TORMENTA (2008), com Richard Gere e Diane Lane. E nem adianta colocarem cenários lindos ao fundo, que é o que sempre fazem.

Mas o pior de tudo é que eu acabo vendo todos esses filmes e certamente verei o próximo, A ESCOLHA, previsto para o ano que vem, que contará com a belíssima Alexandra Daddario. Assim é covardia. E por falar em moças bonitas, UMA LONGA JORNADA traz uma coadjuvante muito especial, que rouba a cena sempre que aparece e deixa Britt Robertson comendo poeira.

Trata-se de Melissa Benoist, que faz o papel de Marcia, a melhor amiga de Sophia. A moça pode ser vista em NÃO OLHE PARA TRÁS, como uma simpática atendente de hotel; como a namoradinha passageira do baterista obcecado de WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO; e será a nova Supergirl, na série de tevê cuja temporada foi aprovada recentemente. Muito justo.

Nenhum comentário: