quinta-feira, abril 09, 2015

CADA UM NA SUA CASA (Home)



Perto da Disney e da Pixar, a Dreamworks Animation ainda é uma concorrente pequena. Mas ao ver filmes como COMO TREINAR O SEU DRAGÃO (2010) e sua continuação (2014), comecei a acreditar que o estúdio está evoluindo bem, além de continuar trazendo astros famosos para dublarem os personagens e servirem de chamarizes para a audiência, embora isso não se reflita no mercado brasileiro, já que praticamente todas as cópias chegam dubladas. Aqui em Fortaleza, uma única sala (VIP), numa única sessão, oferece a oportunidade de ver CADA UM NA SUA CASA (2015), o novo filme do estúdio, legendado com áudio original. Mas aí é ter que desembolsar uma grana preta pra isso.

Mesmo vendo o filme em sua versão dublada, porém, apesar dos traços simples do extraterrestre Oh, é possível muito bem perceber o quanto copiaram o sorriso do dublador Jim Parsons (o Sheldon de THE BIG BANG THEORY), emprestando um pouco da persona que criou para a popular série de tevê neste simpático personagem que também tem problemas em entender os códigos sociais. No caso de sua raça alienígena, Oh é sociável até demais para sua turma, o que faz com que ele se torne rejeitado pelos demais, ainda que ele seja muito ingênuo para perceber isso.

Na trama, Oh faz parte de uma raça de alienígenas chamados Boovs que resolvem invadir o planeta Terra. Para eles, os humanos são seres bem inferiores e basta que eles sejam abduzidos e colocados todos num mesmo lugar que o planeta se torna livre para os novos habitantes. Graças às tentativas de Oh de socializar com seus colegas, ele acaba causando um alarme quando possibilita, supostamente, que os principais inimigos de sua raça descubram onde os Boovs estão. Resultado: Oh se torna persona non grata entre seus pares. Ou melhor: ele acaba sendo procurado como criminoso.

No meio da fuga, ele encontra uma adolescente que por acidente conseguiu não ser abduzida e que quer encontrar sua mãe. Tip, dublada por Rihanna, é uma bela jovem negra e de cabelos encaracolados, e que só por esse aspecto já merece um crédito da produção, já que, além de tudo, a personagem é adorável e emocionalmente rica, passando por momentos de raiva, tristeza, alegria, coragem etc. Essa questão das emoções é algo novo para Oh, que descobre também os efeitos da música sobre o corpo e o espírito, além de também passar a entender e valorizar os afetos.

Trata-se de uma mensagem bastante simples, mas que funciona num filme dedicado a crianças de todas as idades. Há até alguns momentos genuinamente emocionantes dentro de uma trama que gira em torno principalmente na construção do relacionamento entre Oh e Tip, embora a missão dos dois e as aventuras no meio do caminho também contribuam para a boa fluidez da narrativa.

CADA UM NA SUA CASA, mesmo em sua versão 2D, tem efeitos interessantes que passam uma imagem de terceira dimensão. Sem falar que evita as possíveis dores de cabeça e o desconforto dos tais óculos. Entre os outros astros famosos que dublam personagens do filme estão Steve Martin, como o Capitão Smek, e Jennifer Lopez, como a mãe de Tip.

Nenhum comentário: