domingo, janeiro 04, 2015

FORÇA MAIOR (Turist / Force Majeure)



Uma experiência e tanto ver FORÇA MAIOR (2014), de Ruben Östlund, numa sala lotada no Dragão, com um público totalmente empolgado e imerso no poder emocional do filme, no modo como ele lida com o patético do ser humano, em especial do bicho homem e sua necessidade de autoafirmação para conseguir seguir em frente.

O principal ponto de discussão lembra muito um dos episódios mais engraçados de SEINFELD. Nele, em meio a um suposto incêndio dentro de um apartamento, o heróico George Constanza sai atropelando até mesmo velhinhas para conseguir escapar vivo. Em FORÇA MAIOR, isso ocorre quando Tomas (Johannes Kuhnke), enquanto almoça com a mulher e o casal de filhos pequenos, presencia aterrorizado o que seria uma perigosa avalanche. O que ele faz naquele momento é bem parecido com o que George fez em SEINFELD.

E embora a chave aqui seja dramática, há muito espaço para o riso diante das situações constrangedoras que Tomas passa sempre que a esposa (Lisa Loven Kongsli) toca no assunto e o acusa de covarde, ainda que não use exatamente essas palavras. Há uma sequência que de tão constrangedora chega a ser muito engraçada, envolvendo outro casal, que acaba sendo afetado por aquela situação também, e mostra o quanto o homem precisa de se mostrar heróico ou valente para que seja respeitado. E ter alguma performance na cama, pelo menos.

O filme tem pouca utilização de música, mas os acordes iniciais do terceiro movimento do "Verão" das "Quatro Estações" de Vivaldi são pungentes o suficiente para assinalar uma tensão existente entre o casal, que só não causa mais mal estar pois há um alívio cômico, que faz do filme por vezes uma simpática comédia, embora categorizá-lo como tal talvez não seja o ideal. Mas é justamente o modo como a obra lida com o ridículo do ser humano que faz com que ela conquiste as audiências.

Destaque também para a fotografia que lida tão bem com o branco dos Alpes e a frieza dos hotéis chiques, especialmente quando dentro deles estão pessoas infelizes. Ao retratar poucos dias de um período de férias nos Alpes de uma família e uma crise que se abate depois de um acontecimento que surge literalmente como uma avalanche, FORÇA MAIOR reflete sobre as inseguranças do homem e a fragilidade dos relacionamentos.

FORÇA MAIOR foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em língua estrangeira e é o representante da Suécia ao Oscar.

Nenhum comentário: