domingo, janeiro 18, 2015

AS AMAZONAS NA LUA (Amazon Women from the Moon)



AS AMAZONAS NA LUA (1987) era aquele filme que sempre aparecia nos antigos guias da Revista SET, como representativo do que havia de melhor nas locadoras. E eu ficava sempre interessado em vê-lo, mas nunca encontrava nas locadoras daqui. Ou nunca tive oportunidade de ver na televisão. Até que, meio que sem querer, ele veio parar nas minhas mãos por causa de um desses sites de compartilhamento. E o filme é mesmo uma maravilha.

Trata-se de uma seleção de esquetes imitando uma programação de televisão, mais ou menos como a TV PIRATA fez no Brasil a partir do ano seguinte, o que me leva a crer que eles foram diretamente influenciados por esse filme assinado a dez mãos por John Landis, Joe Dante, Carl Gottlieb, Peter Horton e Robert K. Weiss. Os três últimos eu nunca ouvi falar mas Landis e Dante representam o que há de mais divertido no cinema americano da década de 1980. Ou pelo menos parte disso.

Tanto que é de Landis o primeiro segmento ("Mondo Condo"), que já faz muita gente rir a valer com a falta de sorte de um sujeito em sua casa. A partir daí somos devidamente conquistados por AS AMAZONAS NA LUA. Mas muita coisa viria ainda pela frente, como o segmento "Pethouse Video", que dá direito até mesmo a uma bela nudez frontal de uma loira, Monique Gabrielle, que encarnou no mesmo ano a Emmanuelle (5) numa das infinitas continuações do clássico dos anos 1970. Mulher pelada com humor é muito bem-vindo, embora possa deixar o cérebro um pouco mais lento.

Outro segmento antológico é estrelado por Michelle Pfeiffer e Griffin Dunne ("Hospital"), no qual ela vive uma mãe que acabou de ter um bebê e dá de cara com um médico que fica tirando onda com ela e o marido. Impagável também o segmento "Son of the Invisible Man", que tenta emular a fotografia e o espírito do clássico O HOMEM INVISÍVEL, com a diferença que o sujeito só pensa que é invisível. Dá pra imaginar o que pode acontecer.

Dois momentos são particularmente especiais e envolvem encontros amorosos frustrados. Um deles é "Two I.D.'s", em que Steve Guttenberg quer sair com uma moça (Rosanna Arquette) pela primeira vez, mas ela tem como saber todo o histórico dele através de uma máquina. O outro, "Video Date", tem até participação do mestre Russ Meyer. Um sujeito solitário procura uma fita de vídeo para aplacar a solidão e acaba recebendo uma que conversa com ele. Digno de menções também o hilário episódio do velório e o fragmentado filme de ficção científica inserido que dá título à antologia.

AS AMAZONAS NA LUA lembra um pouco o trabalho do grupo Monty Python, mas o humor aqui é bem americano, muito próximo do que se fazia nas comédias da época, provavelmente não tão sofisticado quanto o de seus colegas ingleses, mas digno de ser lembrado como uma das comédias mais inventivas produzidas naquela época.

Nenhum comentário: