quinta-feira, julho 24, 2014

THE TOOLBOX MURDERS



Olhando no IMDB o currículo como diretor de Dennis Donnelly, notamos que THE TOOLBOX MURDERS (1978) é o único trabalho dele para cinema. Tudo o mais que ele fez foi para a televisão, mais especificamente seriados. Deixando claro que isso não o desqualifica, é apenas uma curiosidade. De todo modo, esse seu único longa para cinema é um slasher razoavelmente eficiente e que traz alguns bons momentos.

O melhor deles é, sem dúvida, uma sequência de masturbação na banheira de uma das vítimas do tal assassino, com um belo trabalho de edição para emular o estado de êxtase da personagem. O que se segue também pode causar pulos de alegria nos fãs do gênero, com muito sangue e brutalidade nessa que é a sequência mais bem trabalhada. Infelizmente, a partir daí o filme cai bastante.

Curiosamente, apesar de não mostrar o rosto do assassino na primeira meia hora (a não ser usando uma máscara), não demora muito para sabermos a sua identidade, além do paradeiro da jovem sequestrada após uma série de assassinatos cometidos apenas a mulheres do mesmo condomínio. A mãe da jovem não sabe fazer outra coisa a não ser fugir de casa para trabalhar, enquanto o irmão fica dando uma de detetive, já que a polícia não progride muito nas investigações.

Uma pena que THE TOOLBOX MURDERS se torne chato após desvendarmos a identidade do assassino e que não saiba como lidar com as investigações de modo a parecer minimamente tenso. Ao contrário, depois do começo interessante, é aguentar até a conclusão, que também não é tão boa assim. Para ser levado a sério, o filme se apresenta como baseado em uma história real, especificando nos letreiros finais quando e onde os verdadeiros eventos ocorreram.

THE TOOLBOX MUDERS teve um remake lançado direto em DVD no Brasil e que recebeu o título genérico de NOITES DE TERROR (2004). É bem menos realista e mais próximo da trama de O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA.

Nenhum comentário: