terça-feira, fevereiro 05, 2013

SPIDER BABY, OR THE MADDEST STORY EVER TOLD



Visto hoje, SPIDER BABY, OR THE MADDEST STORY EVER TOLD (1968) pode ser a ponte entre o cinema de horror dos monstros clássicos da Universal que teve o seu auge na década de 1930 e o horror contemporâneo representado por Rob Zombie, já que Sid Haig, que faz o papel do maluco careca Ralph Merrye, é a figura mais presente nos filmes de Zombie. Já a relação carinhosa com o cinema de horror da Universal está na presença de Lon Channey Jr., que viveu inúmeros monstros no estúdio, mas que ficou famoso mesmo por seu papel em O LOBISOMEM (1941). Inclusive, há citações divertidas ao clássico neste Bzão dirigido por Jack Hill.

Hill é um dos cineastas queridos de Quentin Tarantino, um mestre do exploitation, como os W.I.P. THE BIG DOLL HOUSE (1971) e THE BIG BIRD CAGE (1972), que lidam com o fetiche de colocar mulheres sofrendo em prisões, de preferência com nudez e com situações envolvendo sexo. Mas seu filme mais famoso talvez seja FOXY BROWN (1974), blaxploitation que seria homenagedo por Tarantino em JACKIE BROWN, inclusive com a presença de Pam Grier, a grande musa desses filmes dirigidos principalmente ao público negro e que valorizavam o black power, ainda que fossem trabalhos baratos e marginais.

Em certo sentido, SPIDER BABY pode ser considerado um dos primeiros filmes do chamado horror rural americano que se popularizaria com obras como O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, ANIVERSÁRIO MACABRO e QUADRILHA DE SÁDICOS. No entanto, SPIDER BABY é uma comédia e seus elementos de horror não causam hoje nenhum espanto ou medo. Apenas divertem. A própria casa em que vivem é o clichê de inúmeras casas assombradas mostradas desde que o cinema é cinema.

Na trama, uma família, os Merryes, possui traços de uma doença degenerativa que levam seus membros a um estado de demência progressiva, com a diferença que, à medida que vão crescendo e perdendo a razão, vão também se tornando selvagens canibais. Quem cuida dos três adolescentes da casa, duas meninas e um rapaz, é o mordomo Bruno (Lon Channey Jr.), um senhor devotado. O problema é que aparecem visitas inesperadas, familiares que têm a intenção de ficar com a casa e levar os meninos para uma instituição psiquiátrica. No entanto, uma série de situações acontece durante a noite e vai frustrando os planos dos hóspedes.

Nenhum comentário: