terça-feira, fevereiro 12, 2013

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (The Perks of Being a Wallflower)



Impressionante o quanto um filme é capaz de tornar valioso o nosso dia. É o caso de AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (2012), que resgata sentimentos da juventude, mais especificamente da época do ensino médio, como se nos colocasse numa espécie de túnel do tempo. Ainda que seja um túnel do tempo de uma história que efetivamente não vivenciamos. O sentimento de identificação é o que nos liga a essa história.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL é desses filmes especiais, que faz com que a gente saia do cinema sem saber ainda dizer em palavras o que foi aquela experiência, até por estar ainda sob o efeito da emoção. É um filme que toca especialmente aqueles que um dia já viveram muito solitários, ouvindo The Smiths em casa como consolo. Até chegar o dia em que encontram pessoas que o acolhem como um amigo.

E o filme de Stephen Chbosky sabe muito bem como transmitir essa gratidão que temos por esses amigos. E quando um deles é uma moça tão bonita quanto a Emma Watson, é tão mais fácil se apaixonar junto com o personagem. Mesmo sabendo que esse tipo de relacionamento é um tanto mais complicado. Fica o medo de confundir as coisas, acabar com a amizade ou coisas do tipo.

Na trama, Charlie (Logan Lerman) é um rapaz muito tímido e que sofre de alguns problemas psíquicos: costuma ter alucinações, especialmente com sua tia, e às vezes "apaga", sem lembrar o que aconteceu. Mas inicialmente o filme só nos apresenta a um rapaz tímido, desses que tem vergonha de levantar a mão na sala de aula, mesmo quando sabe a resposta certa de uma pergunta que o professor faz e ninguém mais sabe responder. Aliás, como se já não bastasse, o filme ainda mostra uma comovente relação entre professor e aluno.

As coisas mudam quando ele conhece o extrovertido e brincalhão Patrick (Ezra Miller) e sua meia-irmã, a bela Sam (Emma Watson). A amizade dos dois para com ele representa muito. Eventualmente, Patrick acaba lhe confessando que é gay, mas nem por isso deixa de ter a amizade de Charlie. Muito pelo contrário: uma cena em que Charlie defende Patrick é justamente uma das mais emocionantes do filme.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL, além de tratar de maneira tão delicada a amizade e os amores da juventude, é também excelente no que concerne ao amor pelas canções e pelos livros, objetos tão ou mais próximos da gente quanto uma amizade de verdade. Assim, Charlie é um leitor voraz e também adora fazer umas playlists de canções em fitinhas cassete, que funcionam no filme como um presente muito pessoal dos personagens a alguém que se ama.

Embora o filme não indique especificamente a época, tudo indica que é começo dos anos 90. Portanto, há uma predominância na trilha sonora de bandas dos anos 80, como The Smiths ("Asleep"), Sonic Youth ("Teenage Riot"), New Order ("Temptation") e até uma do começo dos anos 90, o L7, com o hit "Pretend we're dead". Mas o que marca mesmo é o clássico dos anos 70 de David Bowie, “Heroes”, que toca no carro quando o trio de amigos experimenta uma felicidade contagiante.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL mostra o doce e o amargo da juventude, especialmente quando se tem também traumas de infância para enfrentar e uma dificuldade de se ajustar à sociedade. O filme poderia ser mais amargo, se quisesse ser mais cruel com seu personagem, mas que bom que encontramos com ele um alento, baseado principalmente na conscientização do personagem de vivenciar o presente.

Nenhum comentário: