terça-feira, outubro 23, 2012

O VINGADOR DO FUTURO (Total Recall)



O termo “refilmagem desnecessária” já deve ter sido dito inúmeras vezes, mas poucas vezes teve tanta razão de ser como em relação a este filme. O VINGADOR DO FUTURO (1990), de Paul Verhoeven, beirava à perfeição e deixou muita gente fritando os neurônios para entender a trama, que era ousada demais para o público mal acostumado com os filmes estrelados por Arnold Schwarzenegger. Eu tenho a lembrança de estar no cinema na época e de ver um sujeito desesperado, sentado na fileira da frente dizendo “cara, eu não tou entendendo nada!”. Vendo hoje em dia, vemos que o filme nem é tão complicado assim. Enfim, um filme que marcou época, e que ainda trazia a Sharon Stone em momento pré-INSTINTO SELVAGEM.

Se uma coisa que O VINGADOR DO FUTURO (2012), o remake de Len Wiseman, tem de bom é a presença de duas beldades: Kate Beckinsale, que reprisa o papel de Sharon Stone e ganha mais tempo de cena, e Jessica Biel, como a parceira revolucionária do desmemoriado Douglas Quaid, que descobre não ser ele mesmo, mas o perseguido pelo Estado, Hauser, vivido por Colin Farrell. O novo filme enfatiza a questão da falta de sentido na vida do protagonista, que trabalha numa fábrica literalmente do outro lado do mundo.

Isso porque o filme substitui o planeta Marte por um elevador que vai da Grã-Bretanha, o lugar mais decente de se viver numa Terra devastada, até a Oceania, onde vivem os trabalhadores. É lá que trabalha também o personagem de Farrell. E para passar de um lugar para outro, eles usam um elevador que atravessa o centro da Terra. Dentro de um planeta devastado, até que a vida dele não é ruim. Sua casa é decente e a esposa é linda e carinhosa. Ou pelo menos interpreta muito bem o papel, como mais tarde ele vai descobrir. E é justamente ao ver Kate Beckinsale fazendo o papel de vilã que o filme ganha uns pontinhos.

Além do mais, por mais que Len Wiseman continue sendo diretor de segunda categoria, vejo-o mais esforçado. Até já fez DURO DE MATAR 4.0 (2007), fugindo um pouco da eterna ligação com a desinteressante cinessérie ANJOS DA NOITE (2003-2012). Assim, em O VINGADOR DO FUTURO, por mais ingrato que seja o trabalho, pois sempre vão comparar com o incrível filme de Verhoeven, até que ele não se saiu tão mal assim. Diria que o filme cai um pouco lá pela segunda metade, mas, levando em consideração todas as (baixas) expectativas, imaginei que fosse muito pior.

Nenhum comentário: