domingo, outubro 21, 2012

EMMANUELLE



Ah, os anos 70. Sorte teve quem viveu aquela época de maior liberação. Quando se podia fazer sexo sem se preocupar em contrair HIV. Mas aqui no Brasil, a liberdade foi um pouco castrada por causa da ditadura. Na época que EMMANUELLE (1974) estreou na Europa, o filme foi proibido no Brasil, tendo sido liberado apenas em 1980. Hoje em dia o filme não tem nada de muito escandaloso, a não ser para as pessoas totalmente desacostumadas com qualquer erotismo nas telas, o que deve se restringir a religiosos xiitas - se bem que eu nunca tinha visto mulher fumando cigarro pela vagina antes. Hoje em dia é possível ver o filme até com certo distanciamento. Para o bem e para o mal, já que seria interessante se a obra ainda tivesse um efeito excitante. Há, é verdade, alguns momentos levemente excitantes, como a sequência da jovem Marie-Ange (Cristine Boisson) se masturbando no alpendre na frente de Emmanuelle (Sylvia Kristel).

Recém-chegada a Tailândia, Emmanuelle recebia conselhos do marido para que fosse livre. Ele dizia que era importante para ela ter experiências sexuais com outras pessoas. Seria, então, um relacionamento aberto. Mas Emmanuelle não parece muito entusiasmada com essa liberdade. E não vê muita graça quando a apresentam a Mario (Alain Cuny), um velho Dom Juan que tem a fama de ser um mestre do erotismo.

O mais bonito do filme – além das locações exóticas - é quando Emmanuelle é levada pelos sentimentos, não pelos sentidos. Isso acontece quando ela conhece a bela loira Bee (Marika Green), por quem se apaixona e resolve seguir os seus passos. As cenas de amor entre as duas nem são tão convincentes assim, talvez porque o cinema erótico softcore ainda estivesse engatinhando, por isso o destaque é a beleza plástica da fotografia, de ver as duas juntas, e principalmente de mostrar Emmanuelle linda e de coração partido.

Sylvia Kristel, a eterna Emmanuelle, tinha então apenas 22 anos quando o filme foi lançado, fazendo um sucesso de público tremendo. Ela faria mais três continuações de seu filme mais famoso nas décadas de 70 e 80. E na década de 90 ela faria uma série de telefilmes em que seria uma Emmanuelle experiente, contando suas aventuras e sempre com uma Emmanuelle mais jovem fazendo as cenas mais picantes. Infelizmente ela ficou mais famosa por esse papel, embora tenha trabalhado com cineastas de prestígio, como Claude Chabrol, Alain Robbe-Grillet, Roger Vadim e Walerian Borowczyk. No último dia 18, aos 60 anos de idade, ela deixou o nosso planeta.

Nenhum comentário: