quarta-feira, agosto 29, 2012

TRUE BLOOD – A QUINTA TEMPORADA COMPLETA (True Blood – The Complete Fifth Season)



Até que TRUE BLOOD tem conseguido se sustentar, depois de virar lixão na segunda e na terceira temporadas, e de se reerguer na quarta, a série volta com uma quinta temporada (2012) bem diferente. E os novos ares fizeram bem para a série. Se antes o ponto principal era o romance entre Sookie e Bill, e posteriormente um triângulo amoroso com Eric, tudo isso foi deixado de lado com uma trama em que Bill e Eric são chamados para prestar contas com a maior autoridade dos vampiros nos Estados Unidos. E talvez no mundo. Isso faz com que eles fiquem mais próximos e que Sookie e Sam, por exemplo, uma humana com sangue de fadas e um transmorfo, sigam caminhos também distintos um do outro, com aventuras e perigos próprios.

Uma das grandes novidades desta quinta temporada é a transformação de Tara em vampira. Ela estava às portas da morte no gancho da temporada passada e Sookie e Lafayette pedem que Pam a transforme em vampira para salvá-la. Ao mesmo tempo, um grupo de homens fantasiados com uma máscara do Presidente Obama matam transmorfos e vampiros. A temporada também deu vez a personagens secundários como Terry e Arlene, com uma subtrama envolvendo a maldição de uma cigana.

O mérito da série nesta temporada foi conseguir levar adiante os episódios com subtramas praticamente independentes entre si. Mas o grande destaque e o que vai ficar mais marcado mesmo nesta temporada é a tal Autoridade, a reunião de vampiros poderosos que guardam o sangue de Lilith, supostamente a primeira vampira, e a primeira mulher criada por Deus, que por sua vez também era vampiro. E não é só o mito de Lilith que é citado na temporada, mas a própria Salomé, a mulher que pediu a cabeça de João Batista, está lá no grupo da Autoridade, ainda bela como dois mil anos atrás - se é que ela era mesmo bela.

Uma personagem nova que talvez fique para a próxima temporada é a irmã de Eric. Curiosamente, eles têm uma relação que ultrapassa o amor fraternal e pode-se esperar até uma razoavelmente boa cena de sexo entre os dois. Também é a vez de encararmos um Bill longe de ser bonzinho, o que é uma boa para a série. No mais, Jessica continua linda e maravilhosa, ainda que pouco aproveitada na temporada, e o malvadão vampiro Russell Edgington está de volta para infernizar a vida de todos. Eis um grande vilão. Enfim, a série, se não é nenhuma maravilha, não sofreu queda de qualidade em relação à temporada anterior.