domingo, agosto 05, 2012

OS ACOMPANHANTES (The Extra Man)



Mais um filme que não me apeteceu e que já faz um bom tempo que o vi. A intenção é fazer uma limpeza na minha lista de filmes que teimam em continuarem presentes e que não haviam ganhado texto para o blog ainda. Chegou a vez, então, de OS ACOMPANHANTES (2010), comédia dirigida pela mesma dupla de ANTI-HERÓI AMERICANO (2003), Shari Springer Berman e Robert Pulcini. A dupla, mais recentemente, dirigiu o premiado telefilme CINEMA VERITE (2011), que está nos meus planos de ver. Só não sei quando.

Em OS ACOMPANHANTES, temos dois personagens bem fora do comum. Paul Dano é um jornalista que gosta, de vez em quando, de usar roupas íntimas de mulher, mas esse é um segredo que ele prefere esconder de todos. Quis o destino que ele saísse de sua cidade e fosse morar, ainda sem ter um emprego certo, em Nova York. O lugar mais barato que encontrou foi para dividir um apartamento com um sujeito excêntrico, vivido por Kevin Kline. Seu meio de vida é sair com senhoras idosas. Uma espécie de garoto de programa da terceira idade. Ele gosta de se fazer de rico e chique, mas seu carro é uma lata velha, caindo aos pedaços.

Trata-se mais de um filme de personagens do que um filme de ação. E nisso, ele se assemelha a ANTI-HERÓI AMERICANO. Mas o problema é que os personagens, apesar de diferentes e de terem os seus momentos de constrangimento, não são suficientemente interessantes. E sendo eles o suporte do filme, por causa disso, OS ACOMPANHANTES não se sustenta. E nem é por falta de talento de Kevin Kline, que já fez muita gente rir em comédias como UM PEIXE CHAMADO WANDA e SERÁ QUE ELE É?. Quanto a Paul Dano, ele ainda é muito jovem para se fazer um julgamento do tipo. Kate Holmes e John C. Reilly, no elenco de apoio, também não ajudam muito. Mas é um filme que tem seus admiradores.