segunda-feira, agosto 06, 2012

O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO (What to Expect When You're Expecting)



Um filme que não engana o espectador e cumpre o que promete, O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO (2012) é uma comédia leve e despretensiosa, com várias subtramas e personagens, todas abordando os temas da gravidez, da maternidade e da paternidade nos dias de hoje. Um grande número de rostos conhecidos como Jennifer Lopez, Rodrigo Santoro, Cameron Diaz, Dennis Quaid, Anna Kendrick e Chris Rock também funcionam como atrativos para o grande público. Algumas subtramas são tratadas com um humor mais escrachado, às vezes até escatológico; outras, de maneira mais sutil.

Algumas dessas mini-histórias começam bem e perdem a força, como a da gravidez inesperada da personagem de Anna Kendrick e sua relação com o jovem vivido por Chace Crawford. Outras, por sua vez, começam simples e ganham um final bem digno, como é o caso da história do casal vivido por Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro, que lida com a questão da adoção. JLo, aliás, está belíssima no filme, e Santoro está muito à vontade em ambiente hollywoodiano. As demais histórias ficam no território do mediano, mas, ainda assim, capazes de provocar algumas risadas.

Uma pena que o personagem de Chris Rock seja pouco aproveitado, já que o ator/comediante alegra o filme nas vezes que aparece. Cameron Diaz, por outro lado, parece estar perdendo um pouco do brilho do início da carreira e gera estranheza vê-la de barrigão, o que não acontece com as outras atrizes. No mais, o filme de Kirk Jones é tão agradavelmente despretensioso quanto esquecível.

O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO é baseado num livro homônimo de não-ficção que trata das experiências que uma mulher grávida passa durante a gestação.

P.S.: No Blog de Cinema do Diário do Nordeste, os filmes favoritos de Woody Allen, Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Michael Mann para a revista "Sight and Sound". AQUI.