terça-feira, julho 17, 2012

A CASA (La Casa Muda)



No próximo final de semana estreia A CASA SILENCIOSA, de Chris Kentis e Laura Lau. Trata-se do remake do uruguaio A CASA (2010), de Gustavo Hernández, um filminho vagabundo que só ganhou repercussão internacional por causa de um elemento curioso: ele é todo filmado em um único plano-sequência. Nem chega a ser uma novidade. Alfred Hitchcock já fez isso em FESTIM DIABÓLICO (ainda que trapaceando) e Alexander Sokurov, com ARCA RUSSA. Mas nem se trata de ser ou não original, já que praticamente nada mais é original nos dias de hoje. O que falta em A CASA, principalmente, é um roteiro decente, que pudesse dar substância aos 86 minutos de filme.

Na trama, Laura e seu pai Wilson vão tomar conta de uma casa de campo sem energia elétrica para o seu dono, Nestor, que pretende vendê-la. Acontece que Laura começa a ouvir estranhos barulhos no andar de cima da casa e acorda o pai, que resolve dar uma conferida, achando não se tratar de nada. O pai é assassinado por alguma coisa ou pessoa estranha, que trata de fazer da noite de Laura um inferno.

Um dos momentos mais interessantes do filme é o da fuga da casa, com a câmera na mão a seguindo, mais rapidamente. A câmera, no caso, é quase um personagem do filme, comparável a um fantasma, sempre presente. Infelizmente o filme é maçante, com uma história quase inexistente de tão besta, e que não sabe aproveitar a única coisa que lhe restaria: a atmosfera de horror. Assim, o diretor Hernández desperdiça tudo, copiando os clichês mais manjados dos filmes de casa assombrada, sem saber lidar com eles. Dá até um pouco de desânimo de ver a versão americana, mas não tem como ser pior. Até porque um dos diretores é o mesmo de MAR ABERTO, aquele thriller tenso dos tubarões em alto mar.

ATUALIZAÇÃO: O remake A CASA SILENCIOSA teve sua estreia adiada para o dia 10 de agosto.