sexta-feira, julho 20, 2012

A MORTE TEM CARA DE ANJO (Twisted Nerve)



Quem não se lembra daquele assobio que aparece em KILL BILL? Pois é, finalmente eu consegui uma cópia do filme que traz esse assobio, que é a base da trilha sonora de Bernard Herrmann para A MORTE TEM CARA DE ANJO (1968). O filme não é exatamente tão bom assim. Mas por alguma razão deve ter ficado na memória afetiva de Quentin Tarantino para que ele quisesse homenageá-lo em seu sangrento drama de vingança. Ou então gostou apenas da música.

De todo modo, A MORTE TEM CARA DE ANJO não deixa de ser um filme no mínimo interessante e que tenta justificar, logo no início, que não quer dizer que pessoas com Síndrome de Down estejam próximas da psicopatia. O personagem psicopata do filme, o jovem Martin Durnley (Hywel Bennett), não tem Down; o seu irmão, sim. Mas há, em certa cena, um médico afirmando esse tipo de aproximação, o que causou certa controvérsia. Logo no começo do filme, sabemos que ele é a única pessoa da família que visita o irmão em um sanatório, onde ele foi largado pelos pais. Na verdade, a mãe e o padrasto, com quem ele não se dá nada bem.

O filme começa de verdade quando Martin conhece numa loja a jovem bibliotecária Susan Harper (Hayley Mills), numa situação um pouco delicada. Ele rouba um pato de brinquedo e ela paga o pato (literalmente), quando os seguranças da loja pensam que eles estão juntos. Ele se faz de doido, falando de si mesmo em terceira pessoa e logo os gerentes da loja veem que ela não tem culpa nenhuma. Não demora muito para que ele arranje um jeito de entrar de vez na vida da moça. E de fazer outras coisas não muito legais que eu não vou contar aqui para não estragar a surpresa de quem ainda não viu.

Pena que o filme não explore de maneira forte o suficiente a esquizofrenia do personagem (se é mesmo essa a patologia) e também não seja tão bom do ponto de vista do suspense. Assim, o que fica de mais memorável, além do belo colorido e da Londres sessentista (sempre boa de se ver) é a grudenta trilha sonora. Curiosamente, Hitchcock recrutou dois atores do filme (Barry Foster e Billie Whitelaw) para o seu retorno a Londres em FRENESI. Pode ser sinal de que o Mestre do Suspense tenha visto e gostado de A MORTE TEM CARA DE ANJO.

P.S.: O Filmes do Chico, um dos blogs de cinema mais tradicionais e indispensáveis da internet, está de volta com novo endereço. Confira a reestreia AQUI.