quinta-feira, maio 10, 2012

ANJOS DA LEI (21 Jump Street)



Há quem veja esta adaptação de ANJOS DA LEI (1987-1991), a série que durou cinco temporadas e que catapultou o astro Johnny Depp para o cinema, como algo de extremo mau gosto e bastante desrespeitadora da obra-fonte. De fato, é possível entender isso, mas acredito que uma vez que se veja ANJOS DA LEI (2012), o filme de Phil Lord e Chris Miller, como algo independente, é possível se divertir e ver nele muitas qualidades, até porque se trata de outra coisa: é uma comédia parente de SUPERBAD – É HOJE, que contava com Jonah Hill, fazendo um tipo mais nerd e mais gordo.

Embora já tenhamos visto o ator fazendo um bom papel dramático ainda que muito discreto em O HOMEM QUE MUDOU O JOGO, foi nas comédias que ele se tornou famoso. E é nelas que ele tem se apoiado até o momento. Hill, como corroteirista e produtor do filme, não quis abrir mão do gênero nessa nova versão da história de dois tiras que se infiltram em uma escola para descobrir o fornecedor e fabricante de uma droga pesada que já causou uma morte por overdose.

Curiosamente, a distância temporal que separa o prólogo, que mostra a dupla de protagonistas (Hill e Channing Tatum) como colegiais, e a história principal é de apenas sete anos, mas já se vê mudanças comportamentais radicais entre os jovens das duas gerações. Na trama, Hill e Tatum são dois colegas do ginásio que nunca foram amigos. Hill era o típico nerd, que sofreu escárnio dos colegas no momento em que foi convidar a garota mais bonita da escola para ser seu par no baile de formatura. Tatum era o clássico sujeito popular entre as meninas, mas com um rendimento escolar pífio. Os dois acontecem de se tornarem amigos quando entram para a academia de polícia. Um ajudando o outro em suas dificuldades.

O filme é mais um da safra de comédias que explora o subgênero "bromance", mas também conta com bons momentos de perseguição automobilística e ação, tudo feito com muito bom humor e situações bem divertidas. Uma vez que se o veja como um objeto único e não como um remake, ANJOS DA LEI é uma ótima pedida. Aliás, terem tomado emprestado o título da série parece ter sido só uma forma de chamar atenção. Ainda assim, há uma pequena surpresa perto do final para os fãs da série. O filme é mais um título a engrossar o cada vez maior número de cineastas vindos da animação para o live action. No caso de ANJOS DA LEI, a dupla de cineastas Chris Miller e Phil Lord são os responsáveis pela animação TÁ CHOVENDO HAMBURGUER (2009).