sábado, fevereiro 04, 2012

A SEPARAÇÃO (Jodaeiye Nader az Simin)



Confesso que esperava mais de A SEPARAÇÃO (2011). Afinal, foi o filme que desbancou A PELE QUE HABITO no Globo de Ouro, na categoria Filme Estrangeiro. Mas sabemos que essas premiações não são motivo para acharmos que tal filme é melhor do que outro. Há muita coisa em jogo e eleger o filme de Asghar Farhadi não deixa de ser uma forma de ir contra o governo iraniano, que tem desrespeitado seus artistas. Mas a minha expectativa em relação ao badalado filme de Farhadi foi também por causa de seu trabalho anterior, PROCURANDO ELLY (2009), que considero superior, embora ambos tenham muita coisa em comum.

Tanto A SEPARAÇÃO quanto PROCURANDO ELLY lidam com situações difíceis e que fazem o espectador pensar, se angustiar e algumas vezes se surpreender. Quase como num filme de investigação. Ambos tratam da condição da mulher na sociedade iraniana, que tem se mostrado até que bem forte diante das circunstâncias. A protagonista de A SEPARAÇÃO, Simin (Leila Hatami), peita a organização familiar iraniana ao desejar deixar o país, não importando se o marido Nader (Peyman Maadi) vai junto com ela ou não. Já ele se sente na obrigação de ficar e cuidar do pai, com Alzheimer. A filha do casal fica ao lado do pai, que contrata uma mulher para ajudar a cuidar da casa e do velho, cada vez mais senil.

A diferença entre um filme e outro talvez esteja no tratamento mais cerebral dado ao mais novo. PROCURANDO ELLY é mais emocionante, tem mais thriller dentro do drama. A SEPARAÇÃO é mais um filme de observação. Talvez julguemos a mulher, que abandona o marido; talvez sintamos admiração por ela. Ou talvez apenas a observemos. Como observamos, ainda que com uma ponta de compaixão, os demais personagens, como a senhora que cuida de Nader e seu marido endividado, que serão de fundamental importância para o segundo e principalmente para o terceiro ato do filme, quando todas as máscaras cairão.

A SEPARAÇÃO recebeu duas indicações ao Oscar: filme em língua estrangeira e roteiro original.

Nenhum comentário: