terça-feira, fevereiro 21, 2012

INQUIETOS (Restless)



Primeira história de amor dirigida por Gus Van Sant que eu vejo – ainda não vi MALA NOCHE (1986) -, INQUIETOS (2011) é um belo e simples filme que trata do amor de dois adolescentes com problemas distintos, mas que são unidos pela morte. Ele vive entrando como penetra em funerais de estranhos; ela é uma garota com câncer e que tem poucos meses de vida. Ele tem como seu melhor amigo o fantasma de um japonês morto; ela tem como hobby estudar a natureza: os pássaros, os insetos, como se tivesse muito tempo ainda para se apegar a esse plano terreno.

Essas diferenças entre os dois são elementos bem interessantes na história desse bonito casal, vivido por Henry Hopper (filho de Dennis Hopper) e Mia Wasikowska, que cada vez mais tem feito brilhar os filmes em que atua. INQUIETOS se distancia do melodrama carregado, apesar de ter todos os ingredientes para fazer um se quisesse. Mas ao que parece não é o estilo de Van Sant, que sempre apostou mais na violência e no diferente – a exceção talvez esteja nos seus trabalhos mais convencionais, como GÊNIO INDOMÁVEL (1997) e ENCONTRANDO FORRESTER (2000), quando o cineasta parecia ter perdido o caminho e se tornado um operário padrão de Hollywood.

Ao contrário do que se pensa, e apesar da temática, INQUIETOS não é carregado de morbidez. A alegria de viver mostrada sempre pela personagem de Wasikowska contagia e ilumina o que poderia ser uma ode à morte. O filme até brinca com o dramático da situação em determinado momento. Mas talvez seja esse descompromisso com o sentimento mais profundo e com o luto que tenha me incomodado um pouco. Em compensação, a cena em que os dois fazem amor (é brega dizer "fazer amor" hoje em dia?; não consigo dizer "fazer sexo" nessa cena especificamente) é de uma sensibilidade admirável e um dos mais belos momentos. Ah, e que bom ver um filme que começa com "Two of Us", dos Beatles, e termina com "The Fairest of the Seasons", da Nico.

Nenhum comentário: