quarta-feira, fevereiro 08, 2012

COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO (We Bought a Zoo)



Cameron Crowe é um cineasta que conquistou a simpatia de muitos cinéfilos. Especialmente os que gostam também de rock. Afinal, o filme que catapultou sua fama para o mundo – VIDA DE SOLTEIRO (1992) – surgiu junto com o estouro do grunge. Se o filme não é uma maravilha, ele teve sua importância para aquele momento e hoje é quase um documento histórico de uma época que passou tão rápido que a gente nem percebeu. QUASE FAMOSOS (2000) é outro filme que também trata de rock e é o seu trabalho mais pessoal, próximo do biográfico. É um belo filme, embora eu também não o ache perfeito.

Na verdade, por mais que Crowe seja querido, ele ainda deve um grande filme. E não foi com este COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO (2011) que ele conseguiu esse feito. Até porque é um trabalho bem família. O mais "família" de todos os que ele já fez até agora. Isso já faz a gente enxergar o filme com menos interesse, mas nele vemos um tema recorrente de outros filmes de Crowe, que é a busca pela superação diante das adversidades. JERRY MAGUIRE – A GRANDE VIRADA (1996) é o mais representativo desse interesse do diretor pelo tema.

Em COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO, temos a figura de um homem (Matt Damon) que tenta superar a perda da esposa, procurando cuidar de seus filhos através de uma mudança de ares. Por obra do destino (e pela simpatia da filha mais nova pelo lugar), ele aceita se mudar para uma casa que fica dentro de um zoológico. Comprou a casa, comprou o zoológico. E tem que cuidar e dar manutenção e gerenciamento ao lugar, que anda decadente e desativado. Lá, ele entra em contato com pessoas interessantes, como as personagens de Scarlett Johansson e Elle Fanning, que funcionam como interesses amorosos para ele e para o seu filho adolescente, respectivamente. Ainda assim, o filme não se aprofunda no romance e não sei se isso é bom ou ruim.

Enfim, COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO é simpático e tem menos gordura do que o anterior do diretor, TUDO ACONTECE EM ELIZABETHTOWN (2005). O que não quer dizer que seja melhor.

Nenhum comentário: