quinta-feira, setembro 15, 2011

SEGURA A ONDA – A OITAVA TEMPORADA COMPLETA (Curb Your Enthusiasm – The Complete Eighth Season)



Imperdível pra quem é fã de SEINFELD, CURB YOUR ENTHUSIASM, ainda que seja mais ácida que a série que trouxe fama a Larry David, é o mais próximo que podemos ver da série que deixou marcas na televisão e no nosso modo de ver as pequenas coisas do dia a dia. Provavelmente o que afasta mais um pouco o espectador de Larry seja a sua forte aproximação com o show business e com uma classe alta de Los Angeles, já que supostamente assistimos a sua vida. Mesmo assim, não é de estranhar se nos sentirmos identificados com ele em várias situações.

A oitava temporada (2011), se não foi tão boa quanto a anterior, que contava com a presença de todo o elenco de SEINFELD no que talvez seja a mais importante reunião da década na televisão, manteve o ótimo nível de situações inteligentemente criadas. Nem sempre são episódios de soltar gargalhadas, mas o prazer que sentimos com as presepadas de Larry bastam. Como esquecer do episódio "The Safe House", no qual um amigo de Larry está namorando uma stripper siliconada? Ou de "The Hero", em que Larry ganha fama de herói, depois de ter tropeçado nos cadarços grandes de seu tênis e protegido sem querer uma bela mulher no avião? Ou da disputa dele com Rosie O'Donnel por uma atraente bissexual em "The Bi-Sexual"?

Enfim, praticamente todos os episódios trazem situações muito boas. O último, "Larry vs. Michael J. Fox", traz a participação especial de Michael J. Fox. E por incrível que pareça, Larry brinca com o Mal de Parkinson do ator. A cena da Coca-Cola foi uma tirada de gênio. E a trama paralela, envolvendo um garotinho de sete anos que demonstra uma afetação gay, é tão boa quanto a principal. Quer dizer, num único episódio, ele consegue criar duas situações perfeitas, engraçadas e politicamente incorretas. E muito bem amarradas. É exemplo raro de diversão inteligente na televisão, mesmo que tenhamos que esperar dois anos para ver uma temporada de apenas dez episódios de meia hora. É o caso de qualidade valer mais do que quantidade.

Nenhum comentário: