segunda-feira, setembro 12, 2011

COWBOYS & ALIENS



Um bom filme pelo que se propõe, COWBOYS & ALIENS (2011) consegue juntar bem as características de dois gêneros muito bem definidos e distintos do cinema americano: o western e a ficção científica de extraterrestres monstruosos, tendo o mérito de unir harmonicamente os elementos desses dois gêneros. Do western, o filme traz a figura do sujeito procurado, o saloon, os bandidos do deserto e até os índios. Já do sci-fi, COWBOYS & ALIENS traz naves estelares, abdução e ETs monstruosos parecidos com o de ALIEN. Aliás, parece que depois de ALIEN, muita gente procura apenas criar variações da figura do monstrengo.

Outro ponto positivo do filme está no modo como ele vai dando as informações para os mistérios iniciais. Quem é aquele homem no deserto (Daniel Craig)? Por que ele está sem memória? O que é aquele bracelete estranho em seu braço? Quem é a mulher misteriosa, que diz saber o que está acontecendo (Olivia Wilde, linda)? O que querem os extraterrestres? Essas e outras perguntas vão sendo respondidas aos poucos, mantendo o interesse e o ar instigante do filme, fazendo com que ele se diferencie dos genéricos.

Também a favor, está a presença de Harrison Ford, que cada vez mais tem feito o tipo aparentemente rabugento, o que dá a entender que isso faz parte da personalidade do ator e que é aproveitado nos filmes. Mas a presença dele no filme é a melhor desde K-19: THE WIDOWMAKER. Mesmo o clímax, que costuma ser enfadonho na maioria dos filmes de ação hollywoodianos, parece interessante. E a superprodução, que une a Universal, a Dreamworks e a Paramount e mais um monte de produtores, incluindo Steven Spielberg, acaba se saindo melhor do que se esperava. Em tempos de cortes de gastos, é preciso mesmo uma união desse tipo. O filme também é um ponto a mais para o competente diretor Jon Favreau, que depois dos dois filmes do Homem de Ferro passou a ser visto como um nome quente em Hollywood.

Nenhum comentário: