terça-feira, junho 14, 2011

THE HOUSE OF THE DEVIL



Depois de filmes chatos ou herméticos, nada como um bom horror para exorcizar e purgar aquilo que nos deixou incomodados. Fiz bem em escolher THE HOUSE OF THE DEVIL (2009), filme que, conforme pude notar num fórum de discussão, não é exatamente uma unanimidade entre fãs de horror. Mas podem me incluir no grupo dos que o amaram. Já comecei bastante satisfeito com a ambientação muito bem cuidada da década de 1980, tanto nos figurinos, quanto na fotografia, direção de arte, passando pelos corte de cabelos e pela música, com predomínio do sequenciador. Os belos créditos de abertura são um show à parte. Quer dizer, estamos diante de uma obra de orçamento baixo, mas com um trabalho artesanal caprichadíssimo.

A direção de THE HOUSE OF THE DEVIL é de Ti West, que antes havia feito ATAQUE DOS MORCEGOS (2005), lançado em DVD no Brasil, e que dirigiria CABIN FEVER 2 – SPRING FEVER (2009), renegado pelo próprio diretor por causa de uma briga com os produtores, mas que mesmo assim me deixou curioso para conferir o resultado. THE HOUSE OF THE DEVIL é uma mistura de filmes de casa assombrada (e afins) com slasher movies, categoria que não economiza no sangue.

Na trama, uma jovem precisando de dinheiro para pagar o aluguel, vê como uma boa saída pegar um trabalho de baby sitter oferecido nos murais da universidade. Depois do difícil contato, ela vai com uma amiga até a afastada casa do sujeito que precisa do serviço. Obviamente, o homem é muito estranho e o diretor opta por também fazer suspense ao utilizar o recurso do recorte com a câmera do rosto de algumas pessoas, como é o caso inicialmente do dono da casa. Como já se espera de antemão que alguma coisa vai acontecer naquela casa em pleno eclipse total da lua, a tensão é criada. E estendida por um bom tempo, o que pode incomodar a alguns espectadores. Eu, porém, curti todo o período de tensão em que a protagonista fica dentro da casa. Lembra, inclusive, QUANDO UM ESTRANHO CHAMA, filme de que gosto muito.

Há uns letreiros de abertura que meio que já adiantam um pouco que virão pela frente rituais macabros, mas confesso que esqueci completamente desses letreiros e me deixei levar pelo bom andamento narrativo. Quer dizer, esses letreiros seriam mesmo desnecessários. Até porque THE HOUSE OF THE DEVIL tem todo um jeitão de filme de horror produzido nos anos 1980, não dando para confundir com um drama convencional. No mais, o filme homenageia em duas cenas dois grandes clássicos do cinema de horror: PSICOSE, de Alfred Hitchcock, e O BEBÊ DE ROSEMARY, de Roman Polanski.

Nenhum comentário: