quarta-feira, abril 13, 2011

MEU MUNDO EM PERIGO



Realizado antes de SE NADA MAIS DER CERTO (2009), MEU MUNDO EM PERIGO (2010), produzido com poucos recursos, o que fica bastante aparente na fotografia um tanto escura e nas várias sequências em interiores, continua provando que José Eduardo Belmonte é um dos cineastas brasileiros mais interessantes da nova geração. Desde que chamou a atenção do país com A CONCEPÇÃO (2006), Belmonte tem despertado o interesse dos cinéfilos. Assim como em A CONCEPÇÃO, o diretor traz novamente no elenco a presença sempre bem-vinda de Rosanne Mullholland e Milhem Cortaz.

O que mais desperta a atenção no filme e que pode deixar muita gente irritada é o quanto os personagens masculinos são "bundas-moles". Quando não, são asquerosos e desrespeitosos, como o pai do personagem de Milhem Cortaz, que bolina às escondidas a mulher do filho. Ela tem que aguentar aquele velho bêbado, desejando a sua morte. Do outro lado desse pequeno painel, temos o loser vivido por Elcir de Souza. Ele disputa a guarda do filho com a esposa, ao mesmo tempo em que fica obcecado por uma bela jovem (Rosanne Mullholland), que aparentemente é muda. O destino dos dois homens será definido por um acidente.

A maior parte do filme se concentra na relação dos personagens de Elcir e Rosanne. Se por um lado, é interessante ver uma relação que não é necessariamente baseada em sexo, por outro, quem não gostaria de ver Rosanne Mullholland novamente nua? E o diálogo dos dois, por mais que seja uma das melhores coisas do filme, chega a incomodar em alguns momentos, justamente pelo posicionamento idiota do personagem de Elcir. Assim, a imagem que temos dos homens do filme é a de uns completos imbecis, que só servem para causar empecilhos e desgraças na vida das mulheres. Desse modo, mesmo sem querer, o filme dialoga com um ótimo curta-metragem de Karim Aïnouz chamado SEAMS. Ser homem e ver esses filmes faz com que nos questionemos sobre a posição masculina na sociedade atual.

Nenhum comentário: