quarta-feira, abril 06, 2011

FÚRIA SOBRE RODAS (Drive Angry 3D)



Para cada cinco filmes que faz, um deles é bom – ou muito bom, às vezes. Este é Nicolas Cage, e se FÚRIA SOBRE RODAS (2011) se enquadra na categoria de bom ou ruim, diria que é uma discussão complicada e que não leva a lugar algum. Afinal, se levarmos em consideração que a intenção do filme é mesmo ser uma diversão despretensiosa e bem próxima da era grindhouse, e até mais próximo do que Robert Rodriguez e Quentin Tarantino fizeram em seus trabalhos, já que não há aqui uma intenção de fazer um filme de autor ou algo mais sofisticado em cima dos clichês do "gênero", o filme de Patrick Lussier até que é bem sucedido. Se FÚRIA SOBRE RODAS passa longe da excelência das obras dos dois cineastas citados, seu filme merece ser visto como um passatempo digno e desavergonhado.

Quando se vê o trailer que diz "do mesmo diretor de DIA DOS NAMORADOS MACABRO (2009)", já se sabe que não dá para esperar muita coisa. Felizmente, de seu filme anterior, Lussier trouxe apenas o sexo e a violência, que, aliás, são muito bem-vindos. Os dois filmes trazem mulheres nuas em ambientes públicos de forma involuntária. Será uma tara do diretor? Ou estarei eu querendo trazer autoria a um cineasta medíocre?

Na trama, Nicolas Cage é John Milton (clara referência ao autor de "Paraíso Perdido"), um cara que fugiu do inferno para salvar a sua neta do sacrifício planejado por um grupo de satanistas. No caminho, ele encontra uma loirinha invocada e boa de briga (Amber Heard, delícia de garota e que defende muito bem o papel). Os dois passam a ser perseguidos também por um sujeito que veio do inferno buscar o fugitivo, o "Contador", interpretado pelo sempre simpático William Fichtner - acho que passei a gostar dele por causa de PRISON BREAK.

No caminho, muita perseguição de carros, violência gráfica, um pouco de sexo, Nicolas Cage fazendo seu papel habitual, uma parceira que se mostra muito boa em filme de ação, e uma trama que guarda semelhanças com outro filme com Cage, MOTOQUEIRO FANTASMA. Aliás, FÚRIA SOBRE RODAS é o que o filme da Marvel quis ser e não conseguiu. Ou não, se considerarmos a história do Motoqueiro trágica demais para ser usada em tom de paródia.

Nenhum comentário: