segunda-feira, março 14, 2011

NO ENCALÇO DA MÁFIA (Dead Heat)



Policial com problemas cardíacos (Kiether Sutherland) é obrigado a se aposentar, depois de um ataque cardíaco durante a perseguição de um bandido. Só a primeira aparição de Radha Mitchell no filme, como ex-esposa do personagem de Sutherland, já passa uma dor no peito, quase um motivo para uma pessoa se tornar cardíaca. Imagina, se separar de uma mulher daquelas. Radha, além de linda e carinhosa, ainda ajuda a consertar a bagunça da casa daquele homem que está prestes a tirar a própria vida por não encontrar nenhum sentido nela, depois que lhe foi tirado o seu ofício.

Sua chance de encontrar um novo sentido na vida está num cavalo. A personagem de Radha procura o irmão do ex-marido (Anthony LaPaglia) para que ele possa ajudá-lo. E o irmão tem uma ideia brilhante. Como o ex-policial adora cavalos, por que não comprar um cavalo que ninguém dá a mínima, tratar o animal e transformá-lo num fenômeno de corridas? Na verdade, tudo já estava bem encaminhado com um veterinário, que havia descoberto o que ocasionara o problema de saúde do cavalo.

Ok, do jeito que está, isso está parecendo mais um drama sobre corridas de cavalo e restituição de vidas do que um filme policial que ganhou o título no Brasil de NO ENCALÇO DA MÁFIA (2002). Mas a máfia aparece sim e, a partir da segunda metade, o filme ganha mais velocidade e um grupo de vilões (um tanto caricatos, mas tudo bem), que quer o cavalo como forma de saudar a dívida do jóquei, um sujeito que está endividado até o pescoço com os bad guys. Algumas coisas no filme parecem até um pouco simplistas, mas o jeitão de filme B e o desenvolvimento narrativo ágil ajudam sempre a manter a atenção do espectador. Sem falar em Radha Mitchell, que toda vez que aparece na tela ajuda a engrandecer o filme. Quem conhece a atriz sabe do que ela é capaz e do quanto ela dá sorte em filmes de gênero.

Agradecimentos especiais ao amigo Osvaldo Neto pelo presente. Ele me deu o DVD sabendo que sou fã da Radha. Acertou em cheio! :)

Nenhum comentário: