sábado, fevereiro 26, 2011

INVERNO DA ALMA (Winter's Bone)



E acabei de conferir o ultimo que faltava eu ver dos dez indicados ao prêmio principal do Oscar 2011. Talvez seja o menos brilhante dos dez, mas talvez eu e muita gente que não gostou do filme não tenhamos visto as sutilezas que INVERNO DA ALMA (2010) guarda. O filme é um bom retrato de uma face dos Estados Unidos que eles preferem esconder, mas que vez ou outra aparece em pequenos filmes: a da população predominantemente branca que vive nas regiões mais geladas do país, em condições econômicas pouco favoráveis e com pouca instrução.

No caso da protagonista, vivida pela bela Jennifer Lawrence, ela está passando por maus bocados. Sem dinheiro, a jovem de 17 anos tem que cuidar dos irmãos pequenos e da mãe doente, está com o pai desaparecido depois de ter sido solto da prisão, e está prestes a perder a casa, pois o pai, que cozinhava metanfetamina, havia dado a propriedade como garantia de sua fiança. Se ele não aparecer, ela perde a casa e o que já estava ruim, vai se tornar ainda pior. Assim, o filme gira em torno da busca da jovem por seu pai, ou pelo menos pelo seu cadáver, já que tudo indica que o sujeito foi assassinado.

O filme tem um andamento lento, o que por um lado é um conforto em meio a tantos filmes que se esforçam demais para chamar a atenção do público, com muitos cortes. Mas, por outro lado, falta ao filme de Debra Granik algo que faça com que nos "coloquemos nos sapatos" da corajosa moça. E isso acaba por nos deixar apenas como espectadores passivos, ainda que curiosos para saber até onde a epopeia da jovem vai chegar. No meio do caminho, ver Sheryl Lee, a eterna Laura Palmer de TWIN PEAKS, envelhecida, ainda me causa certo desconforto. Mas isso faz parte da vida e eu já deveria ter me acostumado com a velocidade e os efeitos do tempo.

INVERNO DA ALMA concorre ao Oscar nas categorias de filme, atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (John Hawkes) e roteiro adaptado.

Nenhum comentário: