quinta-feira, janeiro 06, 2011

A SERBIAN FILM (Srpski Film)



Tenho que confessar: gosto de violência em filmes. Gosto de sentir o sangue fervendo em momentos tensos, intensos e muitas vezes sangrentos de filmes de psicopatas e similares. Melhor isso à apatia ou a alguma fantasia que cause sonolência. Porém, alguns filmes exploitation, esses que abusam da violência e da nudez sem medo de ser feliz, esquecem da qualidade e prendem-se apenas à violência ou ao que mais possa atrair ou chocar as audiências.

É infelizmente o caso do controverso A SERBIAN FILM (2010), do sérvio Srdjan Spasojevic, filme que tem causado polêmica em vários festivais, mesmo os direcionados a filmes de horror. Trata-se de um dos filmes mais censurados dos últimos anos. Mas, afinal, o que há de tão brutal assim neste filme? Já vimos tanta violência no cinema que nada mais parece chocar. Já vimos O ALBERGUE, ANTICRISTO, IRREVERSÍVEL, ICHI - O ASSASSINO, CANNIBAL HOLOCAUST, MÁRTIRES, THE HUMAN CENTIPEDE, entre tantos outros que provocaram o público com cenas perturbadoras. Então, o que mais há para incomodar? Existem limites? É ver para crer.

Na trama, um ator pornô aposentado e na pior vive com sua bela esposa e seu filho pequeno numa vida letárgica. Até o dia em que uma de suas colegas do passado - e que agora trabalha em pornôs com animais - oferece-lhe uma proposta de trabalhar com um sujeito que está oferecendo a ele um bom dinheiro para que ele assine um contrato para um novo e ousado projeto. Apesar de achar o sujeito meio doido, ele aceita a proposta e assina o contrato, mesmo sabendo que de acordo com o contrato ele só saberá o que fará na hora. Tudo que ele precisa é estar pronto para a ação. É tudo surpresa. E é necessário que seja mesmo surpresa para que as intenções do diretor maluco sejam devidamente efetivadas. E o pobre do sujeito, que não sabe onde está se metendo, entra num submundo onde bater numa mulher enquanto ela lhe chupa é fichinha perto do que ele ainda passaria.

Pelo que eu andei lendo por aí, existe um chamado novo cinema sérvio, obcecado por sexo e violência. Outro filme que lida com esses dois elementos é THE LIFE AND DEATH OF A PORNO GANG. No caso de A SERBIAN FILM, há tantos excessos que alguns deles chegam ao ridículo, como a cena do sexo com um recém-nascido; ou previsíveis, como uma das sequências finais, com o protagonista tendo que fazer algo que não faria se não estivesse tão drogado e excitado. Outra coisa que incomoda no filme é a edição, com cortes que remetem a RÉQUIEM PARA UM SONHO. Por mais que esses recursos sirvam para o propósito do filme, não deixam de ser bem incômodos.

Mas é o tipo da coisa: assim como eu, muita gente vai querer ver o filme pela curiosidade mórbida. Eu mesmo vi por causa de uma lista de favoritos de terror de 2010 de Leandro Caraça. De todo modo, não deixa de ser um filme bem difícil de dizer se é bom ou ruim, de dar cotações.

Nenhum comentário: