domingo, janeiro 09, 2011

ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA COM A FAMÍLIA (Little Fockers)



Dez anos se passaram entre o primeiro ENTRANDO NUMA FRIA (2000) e este ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA COM A FAMÍLIA (2010). O primeiro filme é engraçadíssimo, com um timing perfeito, Robert De Niro revelando-se um excelente comediante e Ben Stiller se firmando como um dos melhores astros da comédia de sua geração. O que se perdeu de lá pra cá?

Quando fizeram a primeira continuação, ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA (2004), por mais que o filme tivesse momentos divertidos, já não era tão bom quanto o original, mesmo apelando para o aumento do número de rostos conhecidos. É como se, à medida que a franquia fosse engordando e se dando ao luxo de colocar astros sem seus nomes aparecerem nos créditos iniciais (Harvey Keitel e Laura Dern, no caso do novo filme) – além de acrescentarem uma beldade para animar a plateia (Jessica Alba) -, todo o foco que poderia ser usado para o fazer rir fosse para o ralo.

Nem mesmo a brincadeira em cima de O PODEROSO CHEFÃO ajuda e o resultado é apenas um entretenimento morno e desengonçado. Na trama, Robert De Niro percebe que precisa passar o título de líder da família Byrnes para o personagem de Stiller, Greg Focker (ou Fornika, como na tradução), o enfermeiro que ele tanto parecia odiava no primeiro filme. O responsável pela trilha sonora até usa algumas notas da trilha de Nino Rota muito discretamente, assim como também o faz com o tema de John Williams para TUBARÃO em outra cena.

Talvez a melhor cena seja a que envolve De Niro tomando um remédio para disfunção erétil. A presença de Jessica Alba é até bem-vinda, mas a atriz não teve sorte com o gênero dessa vez, ainda que sua personagem seja uma das mais importantes da trama. O bom do fracasso é que talvez esse filme tenha enterrado de vez a franquia. E se o povo reclama dos títulos brasileiros, vejam como eles são chamados em Portugal: "Um Sogro do Pior", "Uns Compadres do Pior" e "Não Há Família Pior!". Pois é. Podia ser pior.

Nenhum comentário: