terça-feira, janeiro 25, 2011

ATRAÇÃO PERIGOSA (The Town)



Quem diria que um ator que protagonizou coisas horríveis como PEARL HARBOR, DEMOLIDOR e ARMAGEDON se tornaria um grande diretor? Pois isso aconteceu com Ben Aflleck, que já em sua segunda incursão na direção, depois do ótimo MEDO DA VERDADE (2007), se apresenta capaz de conduzir um thriller de maneira magistral.

ATRAÇÃO PERIGOSA (2010) ainda conta com a vantagem de ter um elenco de primeira linha. Além do próprio Affleck, há Rebecca Hall (que me encantou em VICKY CRISTINA BARCELONA), John Hamm (conhecido de quem vê a ótima série MAD MEN), Jeremy Renner (o astro revelação de GUERRA AO TERROR), Blake Lively (a bela de GOSSIP GIRL) e coadjuvantes de peso como Chris Cooper e Pete Postlethwaite - que se despediu do cinema e deste plano no último dia 2 de janeiro, depois de duas décadas de uma batalha contra um câncer.

A trama é envolvente do início ao fim, mostrando um grupo de amigos que executam um assalto a banco. Eles entram com máscaras e conseguem fugir com uma boa quantia em dinheiro. A gerente do banco (Rebecca Hall) ficou traumatizada e foi a primeira a ser interrogada pelo agente do FBI vivido por John Hamm, mas não contou muita coisa aos federais. O líder do grupo (Affleck) a segue, a fim de ver o quanto ela poderia ser perigosa para eles. Com a aproximação, os dois acabam gostando um do outro. Ela, sem saber que aquele homem foi um dos assaltantes e que ainda leva uma vida de crimes. Ele, tentando sair dessa vida bandida e ir embora da cidade com ela.

Já sabemos logo de cara que o personagem de Affleck é o mais centrado do grupo. Seu amigo e quase irmão vivido por Jeremy Renner, por outro lado, além de já ter cometido um homicídio e de já ter ido para a cadeia, é bem irascível. Matar para ele não é problema. Já Aflleck, até mesmo parar de beber, ele já parou, tendo tido um passado de muitas drogas e bebidas. Ele é o elo de ligação com o espectador. Não que o espectador necessariamente precise de um sujeito certinho para fazer uma "conexão", mas em certos casos isso ajuda bastante. O espectador deixa de ser apenas observador e passa a se integrar mais ao drama do personagem. E isso Affleck consegue fazer muito bem, tanto como ator quanto como diretor.

ATRAÇÃO PERIGOSA recebeu apenas uma indicação ao Oscar: de melhor ator coadjuvante para Jeremy Renner.

Nenhum comentário: