quinta-feira, dezembro 16, 2010

DEXTER – A QUINTA TEMPORADA COMPLETA (Dexter – The Complete Fifth Season)



Algumas séries chegam a momentos tão delicados que cada episódio passa a sensação de se estar pisando em ovos. DEXTER, que teve uma segunda e uma terceira temporadas apenas razoáveis, ganhou uma sobrevida com a excelente quarta temporada, em que o nosso anti-herói ganhou um antagonista à altura, interpretado brilhantemente por John Lithgow.

Nesta quinta temporada (2010), DEXTER mantém-se de pé de maneira impressionante. Quando eu achava que a série ia derrapar, eis que os roteiristas trazem uma nova carta na manga. A temporada começa imediatamente após os eventos trágicos da anterior. Com a morte de Rita e todas as investigações e o inferno que se transforma a vida de nosso "psicopata do bem", os primeiros episódios diferiram bastante dos tradicionais, trazendo um colorido novo para a série.

Um desses, inclusive, tem um tom bem intimista. Mesmo a subtrama envolvendo um assassino que corta a cabeça de suas vítimas e que tem mais a ver com Debra, Maria, Baptista e Quinn, quer dizer, com os policiais da delegacia, do que exatamente com Dexter, foram bons, tiveram seus momentos de tensão. Até que chega o tão esperado momento da temporada: a participação especial de Julia Stiles no papel de Lumen, uma das vítimas de um psicopata executado por Dexter.

Aliás, uma boa a série convidar astros de cinema para importantes personagens. Lumen é salva por Dexter e cria-se um interessante elo entre os dois. Ela guarda em si um desejo de vingança e diz que o assassino morto não era o único que estava presente enquanto ela era torturada. Em paralelo, há uma subtrama envolvendo o detetive Quinn, que suspeita que Dexter tem algo a ver com o assassinato de sua esposa e contrata um sujeito para investigá-lo. As coisas se complicam quando Quinn passa a se envolver afetivamente com Debra.

Ainda que o final seja um tanto desapontador e covarde – sempre arranjam um jeito de não descobrirem o segredo de Dexter -, diria que a série se manteve bem durante quase toda a temporada. Alguns episódios que saíram da trama principal - como aquele do retorno da filha de Rita - são muito bons. Além do mais, o personagem do guru de autoajuda foi uma bela sacada dos roteiristas, por mais que ele tenha ficado caricato no final.

Nada garante que DEXTER continue a ser um bom entretenimento na temporada seguinte, mas o mesmo se dizia dessa quinta. Tudo é possível. E tudo depende da equipe criativa da série, que continua ganhando indicações em prêmios respeitados como o Globo de Ouro.

Nenhum comentário: