sexta-feira, outubro 01, 2010

A MOSCA (The Fly)



Sei que extras são ótimos atrativos para se comprar dvds, já que há uma facilidade para se conseguir o filme por meios alternativos. Se não fosse por isso, eu mesmo não teria comprado o dvd de A MOSCA (1986). Mas alguns extras enchem o saco, falando de coisas que não me interessam muito, como detalhes mais técnicos da produção. Sabe o que eu mais senti falta no enorme documentário presente no segundo disco do dvd duplo? Da presença do próprio David Cronenberg. Apenas técnicos que participaram do filme dão as caras e comentam. Cronenberg só aparece em imagens de videotape, dirigindo os atores ou testando uma técnica para ser usada no efeito visual do Brandon Mosca andando pelas paredes. Também gostei das cenas deletadas. Há também algumas críticas da época que merecem um tempinho extra para serem lidas com calma.

O hoje clássico de David Cronenberg, provavelmente o seu filme mais famoso, perdeu um pouco do impacto que teve em sua estreia. Pelo que se conta no documentário, as exibições eram catárticas, com o público gritando e sentindo asco em diversas cenas e ao mesmo tempo gostando de ver aquilo. Afinal, A MOSCA é também uma história de amor. Lembro da primeira vez que vi o filme, numa sessão noturna na Rede Globo. Foi fantástico. Como gosto de filmes sobre doenças, encarei A MOSCA como sendo mais um deles, só que bem mais especial e diferente. Na época, nem lembro se sabia quem era David Cronenbeg. Deve ter sido o primeiro dele que eu vi.

O filme mantém a ideia fixa do diretor de lidar com transformações físicas radicais. E provavelmente A MOSCA é o que leva isso às últimas consequências. Mais do que um remake de um filme B dos anos 50 (A MOSCA DA CABEÇA BRANCA, 1958), Cronenberg pega o conto original que foi adaptado com mais fidelidade pelo diretor Kurt Neumann - e com resultados muito bons, é bom que se diga - e o transforma quase que totalmente em outra coisa. Ficou apenas a premissa básica: cientista inventa uma máquina de teletransporte e tem o seu corpo fundido com o corpo de uma mosca durante uma experiência. Tudo o mais é diferente.

O fato de Cronenberg lidar com detalhes horrendos do processo de transformação, como as unhas, os dentes e as orelhas caírem, além de toda aquela gosma que sai da boca quando Jeff Goldblum passa a se alimentar como uma mosca, tudo isso contribui para que o filme se torne bem mais do que um horror convencional. Trata-se de uma obra inédita e feita com seriedade. Havia uma preocupação de Cronenberg para que o público não achasse que os resultados do filme fossem vistos como engraçados. Por isso ele teve que pegar pesado. O diretor gosta de dizer que o seu filme seria uma espécie de horror metafísico. Disse ele em entrevista contida no livro "Cronenbeg on Cronenberg": "Me agrada fazer isso, mostrar o que o gênero pode fazer, especialmente numa época em que para a maior parte das pessoas filme de horror era SEXTA-FEIRA 13 ou HALLOWEEN."

Nenhum comentário: