terça-feira, outubro 26, 2010

IMMAGINI DI UN CONVENTO (Images in a Convent)



No começo da minha cinefilia, eu tinha por volta de 16 anos. E ficava frustrado quando passava algum filme com censura 18 anos e eu não podia assistir. Vi, por exemplo, a fila de A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO e fiquei só na vontade. Certa vez, fui com uma turma para o extinto Cine Diogo a fim de assistir o italiano nunsploitation MONJAS PECADORAS. Infelizmente, fui barrado. Não adiantou nada eu dizer que tinha 17 e ia fazer 18. Nem lembro se cheguei a ser ressarcido do valor pago. Fomos todos ver outro filme no Cine Fortaleza. Não lembro qual. Acho que foi COCOON. Pois bem. O fato é que até hoje eu não vi esse MONJAS PECADORAS, que dizem ser muito ruim. Hoje em dia, de vez em quando eu pego pela internet algum filme desse subgênereno que tanto desperta a atenção dos fetichistas de plantão. Tive a sorte de ver no ano passado, por exemplo, o belo LOVE LETTERS OF A PORTUGUESE NUN, de Jess Franco.

IMMAGINI DI UN CONVENTO (1979) é supostamente uma adaptação do clássico "A Religiosa", de Denis Diderot, como afirmam os créditos iniciais. Mas vindo de Joe D'Amato não é de se estranhar que seja pura picaretagem e o enredo tenha muito pouco a ver com a obra de origem. Tive o prazer de assistir a maravilhosa adaptação de Jacques Rivette, A RELIGIOSA, e seria covardia comparar o filme de D'Amato com a obra-prima de Rivette. Até porque são propostas totalmente distintas.

A única coisa em comum entre os dois está no fato de haver uma jovem moça que é levada contra a sua vontade para um convento. No mais, a moça não tem muito de pureza e se revela logo ousada e maquiavélica. O enredo é bem confuso e inventaram de colocar a figura do diabo no meio dos jardins do convento. Na verdade, suspeito ser uma imagem do deus chifrudo Baco. E esse tal diabo fica aparecendo no meio do convento, à medida que as "sem-vergonhices" das freiras vão aumentando. Há também uma relação de sadomasoquismo entre uma das freiras e sua superior.

O filme tem duas sequências de sexo explícito, sendo que uma delas é de estupro, quando uma das freiras sai pela floresta e é alvejada por dois homens. Outra cena XXX envolve duas freiras e um pênis de madeira. A protagonista, que faz a ousada e perversa Isabella, é a bela Paola Senatore, que participou de alguns exploitations na época (comédias eróticas, ciclo canibal, terror erótico etc.). Eram bons tempos.

Nenhum comentário: