quinta-feira, outubro 14, 2010

FRIDAY THE 13TH: FAITH HEALER



Na peregrinação pela obra de David Cronenberg, dei de cara com este episódio da série que aqui no Brasil ganhou o título de SEXTA-FEIRA 13 - O LEGADO (1987-1990), que capitalizou em cima do sucesso dos filmes do psicopata duro de matar Jason Voorhees, mas que não tinha nenhuma relação com o universo dos filmes. Não lembro em que canal passou no Brasil, só lembro de ter visto algumas fitas vhs com alguns episódios soltos nas locadoras.

Trata-se de mais uma série fantástica no estilo de ALÉM DA IMAGINAÇÃO, que tem como único ponto comum entre os episódios uma loja de antiguidades, sendo os episódios praticamente independentes. Esperava bem mais dessa incursão de Cronenberg na série. Ainda que se possa ver alguns traços do diretor, como a transformação física, por exemplo, talvez o fato de não ter um roteiro escrito pelo próprio e de ele não ter levado muito a sério o trabalho tenham prejudicado o resultado final.

FAITH HEALER (1988) mostra um pregador de igreja que engana seus fiéis, simulando milagres. Logo no começo, um sujeito o desmascara, vendo que os olhos supostamente cegos de um homem eram lentes de contato prestes a serem retiradas pelo pastor picareta. Ele foge imediatamente e é perseguido por um punhado de doentes e velhinhas com muletas em becos escuros. Até que ele encontra no lixo uma luva branca, como aquela que o Michael Jackson usava na época, e quando tenta se defender de uma velhinha doente e cheia de feridas, ela é instantaneamente curada. O efeito colateral é que a doença passa para ele, a não ser que ele passe para outra pessoa, que morre de imediato. Não deixa de ser um argumento interessante e que poderia ter rendido bem mais, principalmente nas mãos de Cronenberg.

Nenhum comentário: