sexta-feira, outubro 15, 2010

ELES (Ils)



Na época da estreia de OS ESTRANHOS - aquele suspense com a Liv Tyler - muito se falou sobre ELES (2006), dirigido por David Moreau e Xavier Palud. Comentava-se sobre as similaridades entre os dois filmes. E realmente há, mas a produção franco-romena parece apostar mais na construção da atmosfera de terror do que na violência gráfica. OS ESTRANHOS, ainda que aposte no mistério, já mostra logo no início a presença física dos invasores, enquanto que ELES prefere enfatizar a presença quase sobrenatural do grupo.

Na trama de ELES, jovem casal vivendo pacificamente numa casa de campo é aterrorizado por pessoas que perturbam a sua paz durante a noite. No início, são apenas barulhos, alguns bem sutis, depois coisas mais agressivas, como o carro da personagem de Olivia Bonamy aparecendo afastado do lugar de origem. A partir daí, as coisas só vão piorando. Demora bastante para que os agressores sejam apresentados ao público e o filme vai criando uma interessante aura de mistério. O mérito também está na elegância das movimentações de câmera, principalmente quando ela segue Bonamy pela casa e por outros lugares escuros.

Vale lembrar que a dupla de diretores do filme já foram pegos pelos olheiros de Hollywood e dirigiram o remake do chinês THE EYE - A HERANÇA, que aqui no Brasil se chamou O OLHO DO MAL (2008), estrelado pela Jessica Alba. Não cheguei a vê-lo, mas as críticas não foram muito generosas.

A cópia que consegui pela internet veio com um making off e outros extras, que no total dão uns 45 minutos.

Nenhum comentário: