quarta-feira, setembro 08, 2010

QUANDO ESTRANHOS CHEGAM (When Strangers Appear)



Um dia desses uma colega de trabalho me falou que tinha visto durante a madrugada no Corujão um filme de suspense chamado QUANDO ESTRANHOS CHEGAM (2001). Ela perguntou se eu já tinha visto e eu, a princípio, achei que devia se tratar de QUANDO UM ESTRANHO CHAMA, de Simon West - que eu adoro. Mas quando ela falou que a protagonista era uma loirinha, logo vi que não era. Pesquisei na internet e quando vi que era com a Radha Mitchell, fiquei logo feliz, e vi que era possível consegui-lo através de download. QUANDO ESTRANHOS CHEGAM chegou a ser lançado em dvd no Brasil, sem muito alarde, já que se trata de uma produção de baixo orçamento. Não sei em que ano foi lançado e talvez seja fácil de ser encontrado em locadoras, mas cheguei a ver num site que o dvd é raro e que cobram uma pequena fortuna por uma cópia original. O que é uma bobagem se a edição nacional não tiver respeitado a janela correta do filme, em scope.

Pois bem. Lembram quando eu disse que Radha Mitchell dá sorte em filmes de terror e suspense, quando escrevi sobre A EPIDEMIA e sobre MORTE SÚBITA? A regra continua valendo para QUANDO ESTRANHOS CHEGAM, um desses thrillers de deixar o espectador se segurando na cadeira, com a frequência cardíaca alterada e talvez até com as mãos frias. O filme também tem aquele jeitão de noir dos anos 40 misturado com aquele clima de western, já que se passa numa cidadezinha no meio do nada do interior dos Estados Unidos. Radha Mitchell trabalha num café, desses que vivem vazios. Por isso ela trabalha sozinha. Mais tarde veremos que ela também dirige um motel na cidade, lugar também praticamente deserto. O que faz lembrar PSICOSE, de Alfred Hitchcock.

Sua personagem é Beth, uma linda e ousada mulher que não teme sujeitos suspeitos como Jack, um rapaz que aparece sozinho com um carro contendo uma prancha de surfe em sua parte de cima. Ela começa a lhe fazer perguntas, o que o faz se sentir como se estivesse num interrogatório. As coisas se complicam quando entra em cena um grupo de sujeitos encabeçados por Peter, o personagem de Josh Lucas. O grupo de deliquentes desrespeitam Beth e se sentem os donos do pedaço. Jack se esconde e pede para ela ficar em silêncio, pois esse grupo está à sua procura. Quanto mais as coisas se complicam, melhor o enredo se desenvolve, com personagens canalhas, como o xerife da cidade.

QUANDO ESTRANHOS CHEGAM é desses pequenos filmes que merecem ser descobertos. Uma pequena joia escondida e subvalorizada em alguma seção de filmes de suspense em alguma locadora ou, com sorte, em algum balaio de um grande magazine. O diretor neozelandês, Scott Reynolds, é pouco conhecido e trabalha mais na região da Oceania. Tanto que QUANDO ESTRANHOS CHEGAM é uma co-produção Austrália-Nova Zelândia-Estados Unidos. E, apesar de a trama se passar nos Estados Unidos, a produção foi toda rodada na Nova Zelândia.

Nenhum comentário: