sexta-feira, setembro 17, 2010

AMOR À DISTÂNCIA (Going the Distance)



Quase toda semana tem uma comédia romântica estreando nos cinemas. É um filão que tem sido explorado à exaustão pelas distribuidoras, cada vez mais necessitadas de público, nesses tempos de competitividade com a internet e ingresso caro. E nada contra o gênero. Ao contrário: quem me conhece sabe que eu sou um apreciador, um sujeito sentimental. Mas é uma pena que a qualidade dos últimos exemplares tenha deixado tanto a desejar. É o caso também deste AMOR À DISTÂNCIA (2010), estrelada por Drew Barrymore e Justin Long. E Drew em comédia romântica já rendeu bons frutos. Quem não se emocionou com AMOR EM JOGO, LETRA E MÚSICA e COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ?

Mas o tempo passa e nem sempre os projetos que a atriz escolhe são os melhores. O tema do filme é até bem interessante e pontual: o dos relacionamentos à distância, nesses tempos de facilidade maior de contato virtual, com internet de banda larga e celulares com várias funções. Porém, a necessidade de contato físico é essencial quando se ama, não é? Aquela ligação telefônica (ou chat, ou mensagem etc.) que você tanto espera da pessoa amada não passa de um consolo. E, com um tema tão interessante e presente na vida de tantas pessoas em mãos, o filme resultou num romance bem água com açúcar e com diálogos constrangedores de tão ruins. Há também algumas situações de humor escatológico, mas até nesses momentos o filme não vai longe, como na cena do almoço após a noite de sexo em cima da mesa.

Os amigos do personagem de Justin Long também não parecem nada interessantes ou engraçados, como deveriam ser. A cena da primeira conexão entre o casal através de gostos musicais ou cinematográficos também é bem fraca. Por mais que algumas referências à década de 80 sejam legais, como "Take my breath away", canção tema de TOP GUN, ou quando tocam "Just like heaven" (The Cure), na trilha, AMOR À DISTÂNCIA é um filme que está aquém do talento de seus protagonistas. E querem ver um texto muito legal sobre o filme? Confiram as poucas mas belas palavras de Tiago Superoito em seu blog. Nem é bem sobre o filme, mas sobre amores à distância. E olha que ele nem aprofundou.

Nenhum comentário: