segunda-feira, abril 12, 2010

SAMPA 2010



Visão de Sampa do Apê do Michel, no momento em que cheguei; "jogo, mulher e bebida" (a bela japinha é a aniversariante, amiga do Michel); eu em frente à Pinacoteca.



Eu e Aguilar posando pra uma estátua "economizando figurinos"; a "vênus de milo" da Pinacoteca.



A intenção foi tirar foto da famosa Rua do Triunfo, da Boca do Lixo, mas a foto acabou ficando bem positiva (triunfo e vitória!); eu e Alê; eu, Alê e Michel num dos cafés mais agradáveis que eu já conheci.



Com Alê no restaurante vegetariano; no dia do encontro dos blogueiros cinéfilos: Alê, Michel e Chico; eu, Bruno e David.



Do outro lado da mesa: com Laura, Leandro e Aguilar; na foto do meio um grupo já conhecido; foto de Michel e Alê conversando no karaokê bar em momento de descontração.



Ainda no karaokê bar. Destaque para as performances de Michel e Ailton. Faltou eu tirar uma foto do Chico e do Gustavo cantando. :/



Mais duas fotos do karaokê bar: o rapaz da foto do meio, de branco, é o Gustavo, amigo do Chico; esse todo animado da terceira foto é o finlandês Saku. Gente fina. A do meio é a Estela, uma amigona do Michel.



Foto do pub irlandês tirada às cegas e com resultado interessante; a família sagrada do Aguilar (não ficou linda a foto?); com a honra e o privilégio de estar novamente ao lado do Carlão e perto do Vébis.


A decisão de ir a São Paulo depois de passados quase quatro anos sem pisar lá foi momentânea e fruto de uma vontade de fazer algo pra mim, de tirar umas férias que não fossem pra estudar ou ficar vendo poeira em reforma de quarto. Assim, eu meio que me forcei a ir a São Paulo. E como a ideia foi se tornando cada vez mais interessante, eu comecei a ficar cada dia mais animado. Era a chance que eu tinha de tornar as minhas férias memoráveis no sentido bom do termo, já que elas não começaram muito bem. Mas isso são águas passadas. O que eu vivencei durante essa semana que passou está entre os melhores dias da minha vida. E eu estou falando de coisas aparentemente simples, como encontrar amigos com afinidades. Na verdade, a viagem acabou se tornando uma jornada para ver e rever amigos queridos. Infelizmente não deu pra ver todos, por uma razão ou outra, mas outras oportunidades virão. O importante é que agora nossos laços estão mais estreitos. Passamos do espiritual para o físico e espiritual. E isso é importante, já que ainda estamos vivos! Um pequeno relato do que rolou durante os dias.

Terça-feira

O dia começou com atraso no voo. Era pra eu sair às cinco da matina e o avião quebrou ou algo assim e fui transferido para um voo das dez horas. Fiquei cansado de esperar e perambulava feito um zumbi por aquele aeroporto, mas no final deu tudo certo. Fiquei hospedado no apartamento do Michel, um amigão que eu considero um irmão que eu nunca tive. Sabe essas amizades que são para a vida toda? Pois é. Dei sorte de o Michel sair mais cedo do trabalho e aí fomos logo dar uma passeada. Estava bem frio e eu tratei de comprar pelo menos uma blusa para me aquecer num shopping. Depois, fomos para o aniversário de uma amiga dele no Itaim, onde eu experimentei o pior suco de tomate da minha vida. :) Mas era o primeiro dia ainda. O segundo dia é que começaria de verdade.

Quarta-feira

Acordei bem mais animado. A programação do dia era aproveitar a disponibilidade do chapa Eduardo Aguilar para que ele me apresentasse um pouco a cidade. Rolou uma programação cultural na Pinacoteca, que na parte ao lado trazia também uma mostra do Andy Warhol. Bem bacana. Claro que melhor do que o passeio era o papo com o Edu, que é sempre muito agradável. Eis um sujeito incrível e que está vivendo uma fase especialmente importante. Parece estar em estado de graça por causa de sua filhinha pequena. E ele passa essa alegria e paz de viver, que é muito importante e que ajuda a manter aquela vibe sempre positiva. Ah, uma coisa que eu não posso reclamar de São Paulo é do transporte público. Não fiquei mais de três minutos esperando ônibus e quando se chega no metrô, então, aí é que a coisa é rápida mesmo. O almoço do dia foi bem diferente pra mim: comida vegetariana. Gostei. Ficamos vendo no jornal qual filme poderíamos ver e o Aguilar ficou interessado no argentino que ganhou o Oscar de filme estrangeiro, O SEGREDO DOS SEUS OLHOS, de Juan José Campanella. Eu estava interessado também, mas acabei gostando menos do filme do que esperava. O dia ainda reservava um encontro com Alê Marucci, uma garota que eu conheço há menos tempo do que dá a impressão. É como se nos conhecêssemos há muito tempo, tal a afinidade. Aguilar ficou matando tempo comigo até a hora de a Alê chegar, voltando do trabalho. Eu estava bem entusiasmado em vê-la pela primeira vez. E fomos comemorar isso num café super-aconchegante ali por perto da Paulista. Depois o Michel chega e o papo continua até perto da meia-noite.

Quinta-feira

Que bom que a Alê topa almoçar comigo. Aliás, a ideia até foi dela. Maravilha. De novo, comida vegetariana. Como o tempo era curto, não deu tempo de a gente conversar tanto, pois ela teria que voltar para o trabalho. Fiz uma sessão dupla com o brasileiro OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE, que me deu muito sono, e o oscarizado CORAÇAO LOUCO, que me levou às lágrimas. E chovia em Sampa. Mas isso não impediu que o grande encontro acontecesse. Na quinta estava marcado o maior encontro de cinéfilos blogueiros que eu já tive o prazer de encontrar. Além de Michel e Alê, compareceram: Aguilar (que abandonou a vida de blogueiro há um tempão, na verdade), o grande Leandro Caraça, a doutoura Laura Cánepa, o presidente da Liga dos Blogues, o simpatissíssimo Chico Fireman (ele existe mesmo! :)), Bruno Amato e o sumido David Medeiros. Aliás, não fui o único a pedir para que o David voltasse a escrever seus brilhantes textos. Também compareceu, mas teve que ir embora logo o Diego Maia. Me senti como um aniversariante, pulando de um lado para o outro da mesa para dar um pouco mais de atenção a cada um da turma, que pelo tamanho, seria difícil não ficar dividida nas conversas. Ah, e consegui uma cópia de AS FILHAS DO FOGO, do Khouri, com a Laura! Impressionante como o mundo é pequeno, já que ela é de Porto Alegre, conhece o Thomaz, o Milton e aquela turma toda, como também a minha amiga de Fortaleza, a Bia. A maior parte da turma, eu estava vendo ao vivo pela primeira vez. Claro que o papo principal era cinema, hein? A festa durou até perto da meia-noite também, mas algo ficou marcado para a noite de sexta.

Sexta-feira

O dia começou um pouco mais modorrento. A chuva estava deixando o clima um pouco melancólico. E eu estava mal acostumado, almoçando acompanhado todo dia. Foi o único dia em que eu almocei sozinho. Depois do almoço, outra sessão dupla: APROXIMAÇÃO, de Amos Gitai, e CASO 39, um horror genérico já comentado no blog. A animação da noite ficou por conta do karaokê organizado pelo Chico. Fomos eu, Michel, Alê, Chico e um amigo dele, Gustavo. E é de longe o karaokê mais legal que eu já vi. Chico já estava bem à vontade cantando em público. Michel também. Eu tive de vencer a timidez. Fiz feio com "New Year's Day", do U2 (foda imitar a voz do Bono, hein!), melhorei um pouco mais com "Let me kiss you" (Morrissey!!!!) e mandei bem melhor com "The KKK took my babe away", dos Ramones. Quase baixou o espírito do Joey na hora! :) E uma injeção de adrenalina me fez sentir como se eu estivesse com vinte anos novamente. Interessante que nesse karaokê rola pouca música brasileira. As mais tocadas são canções em inglês, depois em japonês, em seguida as brasileiras. Isso porque fica no bairro da Liberdade, reduto dos japoneses. Terminamos a noitada saboreando uma deliciosa fatia de pizza no Pedaço da Pizza, na Augusta. O dia já estava perto de amanhecer.

Sábado

Depois de acordar quase três da tarde (!), fui a um aniversário de um amigo do Michel (êta cara pra ter amigo aniversariando, hein!). Entrei quase de penetra na festa, mas o povo é muito legal. Tive a oportunidade de conhecer duas amigonas do Michel. E ainda treinei meu inglês conversando com um rapaz finlandês super-gente fina. À noite, pub irlandês. Tinha encontro com os queridos Marcelo V. e Ana Paul. Infelizmente, o Vébis não pôde comparecer. O lugar é legal, mas a banda que estava tocando era muito fraquinha e só tocava canções manjadas. Mas o lugar é cheio de menininhas lindas. Que obviamente não dariam bola pra mim. Como estava muito cheio, saímos e fomos pra um lugar mais tranquilo: tomar um sorvete no McDonalds. Nice!

Domingo

And last but not least, o domingo reservou mais alguns momentos saborosos. Talvez até tenha sido o dia mais prazeroso de todos. Durante o dia, almoçamos com Aguilar, esposa e filhinha. Uma gracinha a menina e a esposa dele é uma simpatia. Comida japonesa. Depois, mais papo no apartamento do Aguilar. Cada papo interessante. Cinema, religião, educação e até futebol! :) Mais tarde, encontro na casa do Marcelo V. pra uma pizza e uma sessão fechada de A VOLTA DO REGRESSO, seu famoso e premiado curta. Ganhei uma cópia, inclusive! Aguardem mais sobre o filme aqui no blog em breve. E além da Ana Paul, estava presente também o Vébis! Finalmente conheci essa pessoa fabulosa e única. Foi ele quem armou a visita ao apartamento do Carlão Reichenbach! Que pra mim foi um presente. Carlão, eu costumo dizer, é o motivo de tudo isso ter acontecido. De eu ter conhecido tanta gente legal de 2001 pra cá. Sem o Carlão, eu não teria conhecido ninguém dessa turma. Minha vida talvez fosse diferente. Menos interessante, eu diria. Sem falar que eu tenho um carinho imenso por ele. E ele adora conversar. E fico muito feliz, pois sei que ele curtiu muito a nossa visita. Desejo muita saúde e recuperação pro meu amigo e muitos grandes filmes e realizações pela frente! Pro seu prazer e para o nosso também. Ele contou histórias fantásticas envolvendo seus encontros com Cronenberg, Wim Wenders e Miike em festivais internacionais. Depois, quando saimos de lá, todo mundo estava morrendo de fome. Sorte que a pizza chegou rapidinho! E o papo continuou no apê do Marcelo. Puxa, mas foram muito gostosos esses momentos. Tem certas coisas que o dinheiro não compra. E a amizade é uma delas. Eu realmente me senti um sujeito afortunado. Meus amigos, quero deixar o meu muito obrigado, pois vocês tornaram uma semana que seria talvez rotineira e sem graça em momentos especiais. Foi bom demais!

P.S.: Cliquem nas fotos para verem maiores.

Nenhum comentário: