quinta-feira, outubro 22, 2009

REDACTED



Desde o início de REDACTED (2007) não comprei a ideia de Brian De Palma. Quer dizer, não se trata nem da ideia, que é boa, interessante e louvável, mas o que me incomodou mesmo foi a realização. De Palma, cineasta cujo forte não é necessariamente o cinema que emula o "documento-verdade" mas o cinema-espetáculo, e muitas vezes o cinema derivado do cinema, talvez não tenha sido a escolha certa para a realização de mais um mockumentary, por mais que se trate de um filme baseado em imagens reais proibidas de serem veiculadas. E por mais que em sua trajetória o cineasta tenha flertado com o formato documentário em alguns momentos - em filmes tão distintos como HI, MOM (1970) e DÁLIA NEGRA (2006) - não encontrou o tom certo nem atores convincentes para o seu filme-denúncia.

A história de soldados que praticam atos de violência e estupram mulheres de maneira brutal já havia sido contada pelo próprio cineasta no excelente PECADOS DE GUERRA (1989), que adota um tom operístico que leva à catarse. Já REDACTED, com sua simulação da verdade através de câmeras amadoras, câmeras de segurança, imagens do youtube e sites semelhantes, entre outros, não conseguiu me atingir em cheio. Na verdade, fiquei até um pouco aborrecido com o filme. Sensação de deja vu diante de tantos outros filmes utilizando técnica parecida, mas sem a mesma força dos demais. Alguns momentos são até previsíveis, como a cena da bomba que faz em pedaços o corpo de um dos militares americanos. O que surpreende mesmo é a crueza de como aquilo é mostrado. Por outro lado, diferente do que eu esperava, durante a cena do estupro, De Palma prefere nos poupar da visão. Mesmo assim, o poder da sugestão, do que não é mostrado, não tem grande força.

Pra quem não sabe, a trama de REDACTED, toda costurada com diferentes mídias, se passa durante a ocupação americana no Iraque em 2006, quando ocorreu um escândalo envolvendo um soldado americano que invadiu a casa de uma família iraquiana e cometeu estupro e assassinato. E por mais que o filme tenha me decepcionado, não deixa de ser revoltante a sua ausência na tela grande. REDACTED vai ser lançado direto em dvd com o título GUERRA SEM CORTES.

E falando em Guerra do Iraque, espero que GUERRA AO TERROR, de Kathryn Bigelow, outro que teve as locadoras como destino final, me agrade bem mais. Está na lista de próximos a ver.

Nenhum comentário: