quinta-feira, outubro 01, 2009

ESCRAVAS DO DESEJO (Les Lèvres Rouges / Le Rouge aux Lèvres / Daughters of Darkness)



Recentemente, recebi o link de um artigo intitulado "Os 20 melhores filmes de horror que você nunca viu", do site Total Film. Fiquei logo curioso para ver quais seriam os tais títulos. Vi que só havia visto três dos vinte e fiquei interessado nos demais. Tanto que baixei no mesmo dia uns quatro da lista. Já tinha pegado este ESCRAVAS DO DESEJO (1971) há algumas semanas e aproveitei a deixa para ver esse clássico do terror erótico no fim de semana. E é impressionante como o filme tem uma voltagem erótica nas alturas. Mesmo longe de conter tantas cenas de sexo e de nudez como nos trabalhos de Jean Rollin e Jesus Franco, o filme tem um poder de mexer com nossos instintos mais primitivos que eu não via desde os tempos em que entrei em contato pela primeira vez com os filmes de Walter Hugo Khouri, na adolescência, só que com um tempero de mistério muito mais elevado, o que de certa maneira potencializa a excitação, no sentido mais amplo do termo.

Acho que tem um pouco a ver com o espírito da época. Os filmes do início dos anos 70 parece que tinham esse poder de nos levar para algo especialmente excitante. E o cultuado filme de Harry Kümel, co-produção Bélgica-França-Alemanha, honra essa tradição, crescendo na memória depois de dias de visto. Quando penso nas cenas mais marcantes, fico imaginando quantos filmes absolutamente geniais estão por aí, à nossa disposição, muitas vezes sem sequer sabermos de sua existência. Posso dizer, portanto, que ESCRAVAS DO DESEJO é o melhor filme de vampiras que eu já vi. É estiloso, as mulheres transbordam sensualidade, o casal de vítimas não é apenas alimento para as vampiras, mas personagens igualmente interessantes. Sem falar nos aspectos técnicos, da fotografia que valoriza o clima frio, por exemplo.

O casal está em lua-de-mel num hotel afastado, frio e deserto da Alemanha. O rapaz guarda um segredo e se recusa a sair do hotel, mesmo com os insistentes pedidos da mulher. Pouco tempo depois que eles se instalam, chega ao hotel a Condessa Bathory, sobrenome bem conhecido dos interessados em vampirismo ou em filmes de horror europeus. A CONDESSA DRÁCULA, da Hammer, lançado em dvd no Brasil, foi um dos filmes inspirados na história real da tal condessa sanguinária. E, curiosamente, foi produzido no mesmo ano de ESCRAVAS DO DESEJO.

O filme aproveita os boatos de que a Condessa teria o hábito de se banhar no sangue de virgens para obter a eterna juventude. Mais interessante que a vampira é a jovem que está com ela no hotel: uma morena de cabelos curtos e olhar penetrante, que contribui para a ambientação luxuriosa, com uma cena de sexo com o protagonista que está entre os melhores momentos do filme. ESCRAVAS DO DESEJO ainda tem o mérito de manter o mistério até o fim, através de pistas falsas e da construção de uma atmosfera de pesadelo que chega a seu clímax no momento em que três dos personagens principais saem com o objetivo de enterrar o corpo de um deles.

Eis uma bela e recompensadora obra. A cópia disponível na internet é ripada do dvd da Anchor Bay, a versão restaurada de 100 minutos, que acredito que deve ser a mesma lançada em dvd no Brasil pela Magnus Opus.

Nenhum comentário: