quinta-feira, setembro 10, 2009

DESEJO E PERIGO (Se, Jie / Lust, Caution)



Meses atrás, a Liga dos Blogues Cinematográficos tentou fazer uma mobilização para que alguns filmes que estavam misteriosamente ausentes do circuito comercial, dirigidos por cineastas consagrados e de primeira linha, como Ang Lee, Quentin Tarantino e Brian De Palma, alcançassem os cinemas brasileiros. A mobilização foi suspensa quando se soube que a Europa Filmes finalmente lançaria DESEJO E PERIGO (2007), de Ang Lee, nos cinemas, bem como o tantas vezes adiado À PROVA DE MORTE. Quanto ao filme do mestre De Palma, GUERRA SEM CORTES, pelo visto terá o mercado de dvd como destino. O lançamento de DESEJO E PERIGO, porém, ficou relegado ao circuito alternativo, com poucas cópias disponíveis. E uma delas só chegou a Fortaleza nos últimos dias. E em tempos de cópias ruins em digital, ainda é pra ser feliz ter a oportunidade de ver uma das melhores obras de Ang Lee em gloriosa película. É o caso de se dizer que valeu a pena esperar.

Um dos elementos mais recorrentes nas obras recentes de Ang Lee é o embate interior. Em HULK (2003), havia o embate de um homem atormentado com seu monstro interior; em O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (2005), um homem lutava contra seu próprio desejo reprimido do amor por outro homem. Em DESEJO E PERIGO esse embate interior é ainda mais complexo, pois trata de sentimentos contraditórios como o ódio e o amor; o desejo e a razão. Wong Chia Chi (a estreante Tang Wei) é uma jovem estudante de teatro que aceita fazer parte de uma conspiração para derrubar uma das figuras mais importantes do governo colaboracionista chinês na época da dominação japonesa, Yee (Tony Leung). Ela tinha alimentado o ódio pelo inimigo, mas, como era de se esperar em uma tragédia, os sentimentos conflitantes acabam por tornar a missão ainda mais difícil.

Ang Lee combina política, violência e sexo para compor o seu painel de um país em conflito. Nesse sentido, o filme lembra A ESPIÃ, de Paul Verhoeven, que também trata de sentimentos conflitantes e de espionagem e sexo em tempos de guerra, mas com a sutileza característica do cinema de Lee. Sutil em termos, pois DESEJO E PERIGO é o mais sangrento e erótico dos filmes do diretor. As cenas mais tórridas de sexo, que dizem ter ido além da simulação, foram filmadas com uma equipe reduzida e uma única câmera em um ambiente fechado. Tudo isso para dar o grau de intimidade necessária para que tudo fluísse da melhor maneira.

Além da excelente reconstituição de época que remete às melhores superproduções hollywoodianas e de todo o cuidado técnico, a narrativa é de uma fluidez de dar gosto. Especialmente para um filme com uma duração de 157 minutos. DESEJO E PERIGO começa em 1944 e depois retrocede quatro anos, quando vemos a entrada da adolescente Chia Chi num grupo de teatro amador que, depois do primeiro sucesso de público, transforma-se num grupo de resistência política. Chia Chi, por ter sido uma revelação durante a peça e por ser bonita, é a escolhida para ser a principal arma do grupo contra o colaboracionista vivido por Tony Leung, um homem casado e sempre rodeado de guarda-costas. O intervalo de tempo da trama evolui à medida em que a complexidade de sentimentos e de intenções dos personagens vai se tornando mais forte. Até o belo e doloroso final, que remete à cena da camisa que encerra O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN.

Nenhum comentário: