quarta-feira, maio 06, 2009

O SEQÜESTRO DO METRÔ (The Taking of Pelham One Two Three)



Quando fui assistir VELOZES E FURIOSOS 4, vi o cartaz do remake de O SEQÜESTRO DO METRÔ (1974), de Joseph Sargent. A nova versão está a cargo de Tony Scott e conta com Denzel Washington e John Travolta encabeçando o elenco. Promete ser no mínimo um bom filme, se Scott repetir o excelente desempenho de DEJA VU. Só não sei pra quando está agendada a estreia. O fato é que assim que vi o cartaz, lembrei logo que o Renato havia enviado uma cópia do filme original pra mim um tempo atrás (thanks, buddy!) e quis ver o original antes da estreia do remake. O SEQÜESTRO DO METRÔ (mantendo o elegante trema em homenagem ao título da época), de Joseph Sargent, conta com Walter Matthau como o policial - ou autoridade de trânsito da cidade, para ser mais exato - que serve de negociador entre um grupo de sequestradores do metrô de Nova York e o prefeito da cidade. O filme é um belo exemplar do que se fazia de bom no cinema de gênero nos anos 70 em Hollywood.

Na trama, quatro homens de meia-idade usando bigodes falsos e longos casacos invadem um metrô, tomam o controle do vagão principal e chantageiam as autoridades em troca de uma boa quantia em dinheiro. Caso o dinheiro não seja encaminhado no lugar especificado no tempo que desejam, eles executarão um a um os reféns do vagão. O fato de os criminosos usarem os nomes de Mr. Blue, Mr. Gray etc. foi provavelmente inspiração para que Quentin Tarantino fizesse o mesmo em seu CÃES DE ALUGUEL. O filme constrói muito bem o suspense, sempre deixando o espectador interessado na guerra de nervos da situação. Outro detalhe interessante é que O SEQÜESTRO DO METRÔ é narrado em tempo real, antecipando em muitos anos a tensão gerada pela rápida passagem do tempo na série 24 HORAS. (Na verdade, essa história do uso do "tempo real" no cinema já não era bem uma novidade, mas como é um recurso pouco utilizado, vale sempre frisar.) O que causa alegria para os fãs de SEINFELD é ver Jerry Stiller - mais conhecido hoje como o pai de George Constanza - no papel do colega de trabalho do personagem de Matthau. Robert Shaw, de TUBARÃO, é o líder do bando, o Mr. Blue.

Curiosamente, o produtor do filme falou em entrevista que O SEQÜESTRO DO METRÔ foi um grande sucesso nas cidades que possuem metrô, mas que foi considerado um fracasso nas demais cidades. Outra curiosidade que eu pesquei do IMDB é que as autoridades de segurança do metrô de Nova York a princípio não aceitaram que as filmagens fossem feitas no próprio metrô, com medo de que algum criminoso fosse imitar a ação dos criminosos. Eles só aceitaram depois da intervenção do prefeito, mas exigiram que a United Artists pagasse um seguro antissequestro.

Nenhum comentário: