terça-feira, fevereiro 03, 2009

SIM SENHOR (Yes Man)





















Assistindo a SIM SENHOR (2008), lembrei-me do episódio "The Opposite", último da quinta temporada de SEINFELD e percebi, sem muita surpresa, o quanto apenas esse episódio da série é tão superior a esse filme e a tantas outras comédias. No citado episódio, George Constanza resolve fazer tudo ao contrário, já que tudo que ele fazia na vida dava errado. E o episódio mostra uma série de eventos resultantes de sua decisão. Sempre que vejo esse episódio bate uma inspiração e dá até vontade de experimentar o mesmo, só pra ver no que dá. Mas não é de "The Opposite" que SIM SENHOR se inspira. O filme é claramente derivado de O MENTIROSO, também estrelado por Jim Carrey, que mais uma vez não economiza nas caretas, quando o negócio é humor físico. Diria que SIM SENHOR é uma versão melhorada de O MENTIROSO, que por sua vez já contava com seus momentos bem divertidos.

SIM SENHOR também me fez lembrar de um livro do Osho – não lembro o título, já que li vários do guru. Osho também dizia num de seus discursos que, ao dizermos "sim", o mundo se abre para nós e coisas fantásticas acontecem. O filme e o protagonista, bem como os seguidores da seita da história, levam essa filosofia às últimas consequências. Tudo em prol da diversão e das diversas opções que podem surgir a partir de uma ideia básica. É o tipo de ideia, aliás, que, com um rápido brainstorming de uma equipe criativa, pode gerar centenas de situações.

Felizmente, o filme não exagera nas inúmeras possibilidades e fornece sequências divertidas e um interesse amoroso adorável para o protagonista, na figura da bela Zooey Deschanel (de FIM DOS TEMPOS). Ela é uma cantora de uma banda de rock que tem apenas alguns gatos pingados como fãs. O primeiro e o segundo encontro dela com o sujeito que outrora dizia "não" para tudo e todos e agora diz "sim" até para velhinhas taradas são dois momentos especiais do filme. Zooey nunca apareceu tão linda e adorável. Lembra a Jenna Fischer, só que mais bonita e com os olhos maiores. :)

O legal é que tão divertido quanto as cenas de Carrey dizendo "sim" são as cenas dele dizendo "não", no início do filme. Destaque para a cena dele na fila da videolocadora conversando com o amigo pelo celular. No final, SIM SENHOR se mostra uma diversão inofensiva e é bem capaz de nos esquecermos do filme rapidinho. Mas enquanto dura, SIM SENHOR agrada bastante. Peyton Reed, diretor que havia se mostrado bem mais estiloso em ABAIXO O AMOR (2003) e com um humor mais agridoce em SEPARADOS PELO CASAMENTO (2006), se mostrou bem mais convencional com esse filme. Mesmo assim, continua sendo mais um ponto positivo para sua carreira.

Nenhum comentário: