quinta-feira, novembro 27, 2008

ENTOURAGE - A QUINTA TEMPORADA COMPLETA (Entourage - The Complete Fifth Season)



Talvez a mais irregular das temporadas de ENTOURAGE. Nessa quinta (2008), apesar dos altos e baixos e de ser mais curta do que o esperado (apenas 12 episódios), seus melhores momentos e o clima quase sempre festivo ajudaram a compensar os episódios fracos. Aliás, o 'quase' cabe bem na frase: se nas temporadas anteriores era só festa, nessa, Vince Chase teve que provar o gosto amargo da derrota e da diminuição dos luxos, depois do fracasso retumbante de "Medellin" em Cannes e nas bilheterias, além de o filme ter sido incluído no top 10 de piores do ano dos principais críticos.

Assim, depois dessa falta de sorte, Vince passa um longo período sem fazer filmes, sem ser chamado para trabalhar em outros projetos e com nome queimado o suficiente nos estúdios para ter que cortar os gastos e se submeter a coisas como participar de aniversários de filhas de milionários para ganhar uns "trocados". Aliás, um dos melhores e mais divertidos episódios da série é "Down & Out in Beverly Hills", aquele que termina com Vince e Drama cantando "Can't take my eyes off of you" e Drama fechando o episódio com chave de ouro - ou seja lá que bebida ele tomou na festa. Esse mesmo episódio, inclusive, foi um dos melhores e que mais deram destaque para Ari e sua batalha com um cara de outra agência. Top 3 da temporada, com certeza.

A temporada começa com os amigos de Vince, inclusive Ari, tentando resgatá-lo de uma ilha paradisíaca, onde ele se esconde, com a barba crescendo e fazendo sexo com um monte de mulheres bonitas. Ele não estava nada mal ali, tão bem acompanhado e longe do estresse do show business, mas ele precisava voltar à ativa, batalhar por um novo papel, de preferência num filme de destaque. Seu irmão, Johnny Drama, está relativamente estável profissionalmente, depois de ter feito sucesso numa série de tv, mas se torna alvo de chacota depois de ter demonstrado o seu lado, digamos, mais sensível num programa de entrevistas, a que ele foi justo no dia em que estava com dor de cotovelo. Ele havia recebido um pé na bunda da francesinha que conhecera em Cannes e com quem estava mantendo um complicado relacionamento à distância, via internet. Quem acaba se dando bem nessa temporada é Turtle, que tem a sorte de sentar próximo à bela atriz Jamie Lynn-Sigler (a filha de Tony Soprano em A FAMÍLIA SOPRANO) num vôo de primeira classe. O que acontece entre os dois é de surpreender a todos. E Turtle deixa de ser, nessa temporada, apenas o sangue-suga maconheiro que pega as "sobras" deixadas por Vinnie nas festas onde rola muita mulher e mostra um lado mais agradável.

Depois de uns episódios um pouco fracos, a série vai se reerguendo perto do final, quando Vince finalmente consegue um papel numa produção dirigida por um cineasta estrangeiro (Stellan Skarsgård) que não vai com a sua cara. O resultado é catastrófico, mas os episódios que o focalizam no set de filmagens está entre os melhores da série. E., o melhor amigo e empresário de Vince, tem pouco destaque nessa temporada, apesar de estar sempre presente e de ter sido objeto de desejo de uma mulher mais alta que ele num episódio. Depois do fim do relacionamento com Sloan (a bela Emmanuelle Chriqui, que aparece apenas uma vez, no episódio "Seth Green Day"), ele se dedica mais ao trabalho, esforçando-se para ajudar Vince a conseguir um papel num filme de sucesso.

O ótimo episódio final até poderia ser um bom final definitivo para a série, mas ficamos torcendo para que não seja, já que isso pode garantir a participação especial de um dos cineastas mais queridos de todos os tempos em pelo menos mais um episódio - eu não vou revelar quem é o cineasta para não estragar a surpresa final. No mais, como nas temporadas anteriores, tirando os dois diretores famosos que aparecem na season finale, Stellan Skarsgård, Seth Green, Martin Landau e Jamie Lynn-Sigler, essa temporada seguiu o mesmo esquema mais modesto das duas temporadas anteriores, sem muitos astros de Hollywood em participações especiais.

Nenhum comentário: