quinta-feira, outubro 02, 2008

PELÍCULAS PARA NO DORMIR – LA HABITACIÓN DEL NIÑO



Da pequena antologia para a tevê espanhola PELÍCULAS PARA NO DORMIR, só havia visto PARA ENTRAR A VIVIR, por causa do meu particular interesse pela filmografia de Jaume Balagueró, mas como consegui os demais curtas e estava precisando apurar meus ouvidos para a prova auditiva de espanhol que vou fazer no próximo sábado, achei por bem pegar este LA HABITACIÓN DEL NIÑO (2006), apesar de não ser exatamente um apreciador da filmografia de Álex de la Iglesia. Tenho há tempos para ver em casa O DIA DA BESTA (1995), considerado por muitos o seu melhor trabalho, mas até agora não surgiu o momento de assistí-lo. Dos quatro filmes de Iglesia que vi, o meu favorito continua sendo A COMUNIDADE (2000). Ao que parece, sua filmografia é um pouco irregular e algumas pessoas entram no clima de certos filmes que eu sinceramente não vejo muita graça, caso de AÇÃO MUTANTE (1993), o primeiro longa-metragem do diretor.

LA HABITACIÓN DEL NIÑO, se é um trabalho mais convencional do diretor, é um dos melhores e mais aterrorizantes filmes de la Iglesia, que já trafegou por outros gêneros, mas todos sabem que o cinema de horror é o seu eixo. Provavelmente la Iglesia se torne mais popular nos próximos anos, já que ele anda fazendo uns trabalhos falados em inglês, como THE OXFORD MURDERS (2008), estrelado por Elijah Wood, John Hurt e Leonor Watling, protagonista de LA HABITACIÓN... junto com Javier Gutiérrez. Leonor, pra quem não se lembra ou não sabe, é a jovem bailarina que está em coma na obra-prima de Almodóvar, FALE COM ELA.

Em LA HABITACIÓN DEL NIÑO, o casal formado por Gutiérrez e Leonor está se mudando para uma casa grande. Os dois têm um filho de poucos meses de idade e, para evitar a preocupação e o incômodo de ter de se levantarem para ver se o bebê está bem, resolvem comprar alguns aparelhos eletrônicos para se certificarem de que a criança não está chorando ou algo parecido. O que eles não imaginam é que a casa é mal-assombrada. A primeira cena do sujeito aparecendo no vídeo ao lado do bebê é de arrepiar, entre outras do filme. La Iglesia aproveita bem a trama já tão batida de fantasmas e adiciona elementos novos e recursos inteligentes para tornar o filme sempre interessante.

Nenhum comentário: