terça-feira, setembro 02, 2008

TROVÃO TROPICAL (Tropic Thunder)



Ben Stiller é considerado um dos grandes comediantes da atualidade. Nada mais justo. O que pouca gente sabe é que Stiller também tem uma experiência na direção que - apesar de curta e irregular - tem o seu valor. Curiosamente, antes de investir na direção de comédias, Stiller fez o que talvez seja o seu melhor trabalho, o drama CAINDO NA REAL (1994), com os jovens Ethan Hawke e Winona Ryder, um trabalho que refletia sobre a chamada "Geração X", tema tão em voga na década de 90 e que nada tem a ver com o estilo de fazer comédia que marcaria o trabalho do astro. Seus trabalhos seguintes como diretor foram as pouco engraçadas comédias O PENTELHO (1996) e ZOOLANDER (2001). Mas é com TROVÃO TROPICAL (2008) que Stiller tem alcançado o auge da popularidade na função de diretor, já que o filme tem alçado altos números de bilheteria nos Estados Unidos. E olha que o filme recebeu uma classificação "Rated R" pela linguagem chula e desavergonhada.

A estória gira em torno de um grupo de atores que está participando das filmagens de um drama de guerra estilo PLATOON (a cena de Stiller caindo em câmera lenta, depois de uma saraivada de balas é uma clara brincadeira em cima do filme de Oliver Stone). Ao perceber que o diretor do filme não está conseguindo dar conta do time de astros que comanda, o produtor (vivido por um irreconhecível Tom Cruise), dá um ultimato ao pobre cineasta, que é encorajado pelo escritor louco vivido por Nick Nolte a embrenhar os mimados astros (Stiller, o junkie Jack Black, um enegrecido cirurgicamente Robert Downey Jr. e o rapper Brandon T. Jackson) numa selva de verdade, instalando câmeras escondidas em locais estratégicos da selva a fim de capturar momentos em que os astros estejam sentindo medo de verdade. Acontece que eles acabam parando num verdadeiro território habitado por violentos traficantes de heroína e a confusão está feita.

Pena que nem sempre Stiller consiga atingir um timing cômico que garanta as gargalhadas da platéia, até porque o tipo de humor que ele usa é muitas vezes um humor negro e há muitas cenas envolvendo vísceras e sangue aos borbotões, que podem ou não ser engraçadas. A curiosidade de ver uma comédia tão "suja" estrelada por tantos astros conhecidos, além da oportunidade de ver Downey Jr. e Cruise com maquiagens pesada, são atrativos, embora se saiba que por mais que o luxo de se ter astros desse porte não sirva muito se o filme não fizer a platéia rir. Assim, o problema está no fato de que o filme se trata de uma comédia muito estranha. TROVÃO TROPICAL é como um corpo estranho em Hollywood. Não que já não tenhamos visto barbaridades nas comédias dos irmãos Wayans ou dos irmãos Farrellys, mas isso não me preparou para o que iria ver. Há quem diga que TROVÃO TROPICAL é a melhor comédia do ano, mas não há muitos concorrentes no gênero e acho que ainda prefiro a leveza de AGENTE 86.

P.S.: Ontem estreou nos Estados Unidos a quarta temporada de PRISON BREAK. Mal posso esperar para chegar em casa e conferir o primeiro episódio que deixei baixando ao sair de casa. Outras séries do meu interesse que retornarão com novas temporadas nesse mês de setembro: ENTOURAGE (dia 9), THE OFFICE (dia 25) e DEXTER (dia 28).

Nenhum comentário: