segunda-feira, maio 19, 2008

EFEITO DOMINÓ (The Bank Job)



De vez em quando o cinema do circuito comercial reserva boas surpresas, dessas que deixam a gente sair do cinema satisfeito com o que viu. EFEITO DOMINÓ (2008) é um desses casos. É o retorno à boa forma de Roger Donaldson, cineasta que ficou marcado por um ótimo thriller nos anos 80 - SEM SAÍDA (1987) -, mas que depois não conseguiu engrenar bons projetos, não sei se por falta de sorte ou se por falta de competência mesmo. O fato é que EFEITO DOMINÓ, independentemente de quem está por trás das câmeras, é um filme de assalto de tirar o fôlego e com uma trama de dar gosto. O fato de ter sido inspirada em fatos reais ajuda a deixar o espectador admirado com as reais razões por trás do incidente que resultou no maior assalto a banco já feito no Reino Unido. O filme é também mais um ótimo veículo para o inglês Jason Stathan se firmar como um dos melhores astros dos filmes de ação da atualidade. Talento e carisma ele tem de sobra.

Em EFEITO DOMINÓ (não confundir com o também ótimo O EFEITO DOMINÓ, de David Koepp), tudo começa quando fotos comprometedoras de uma princesa da família real inglesa vão parar no cofre de um banco e essa é uma das razões para que uma rede de intrigas, chantagens, escândalos e corrupção envolvendo a polícia, o MI-5, movimentos raciais radicais e até a indústria pornográfica desemboquem no tal assalto. A notícia de que certo banco está passando por uma mudança de sistema de segurança, estando, portanto, sem sistema de alarme, é o começo de tudo para Terry Leather, o trambiqueiro vivido por Jason Stathan, um sujeito casado e pai de família que vive sendo ameaçado pela máfia, a quem deve muito dinheiro. Uma mulher do passado de Terry, de nome e aparência bastante atraentes - Martine Love, vivida pela bela Saffron Burrows, mais conhecida de quem acompanha a série BOSTON LEGAL - é quem traz as boas novas. A proposta de um assalto aparentemente fácil a um banco seria uma boa maneira de sair do buraco e de mudar de vida para Terry, que acaba aceitando a perigosa proposta.

Além do perigo da tarefa, que deixa um ar de suspense o tempo todo, o clima libertino dos anos 70 é muito bem registrado no filme, que já começa com uma cena de sexo a três. EFEITO DOMINÓ é uma prova de que não é preciso uma super-produção, como a de O GÂNGSTER, de Ridley Scott, para recriar a década de 70, com seus carros, seu visual e seus penteados todo especial. Outra coisa que tornou o filme mais atraente pra mim foi o fato de ele ter conseguido equilibrar a leveza de filmes como UMA SAÍDA DE MESTRE - cuja continuação, aliás, também contará com a presença de Jason Stathan e cuja trama se passará no Brasil - com a tensão de filmes de assalto mais "sérios", onde o perigo é mais próximo do real. Agora, vamos ver quando os nossos cineastas vão tomar a coragem para fazer um bom filme sobre o assalto ao Banco Central em Fortaleza.

Nenhum comentário: