quinta-feira, abril 03, 2008

VALENTE (The Brave One)



Pode ser que seja um alarme falso, mas ao que parece os filmes de vigilante estão de volta. A violência crescente nas ruas das grandes cidades e os problemas emocionais que isso vem afetando a uma já bastante frágil sociedade talvez esteja inconscientemente trazendo de volta esse tipo de filme. Kevin Bacon arrebentando os bandidos em SENTENÇA DE MORTE; Sylvester Stallone trazendo de volta o seu John Rambo e com vontade de refilmar DESEJO DE MATAR; e um novo filme do Justiceiro vindo aí são sintomas disso. E em meio a tudo isso, Jodie Foster, com uma aparência mais masculinizada do que nunca, metendo bala nos criminosos em VALENTE (2007), filme que remonta ao início da carreira de Neil Jordan. Seu primeiro trabalho - ANGEL - O ANJO DA VINGANÇA (1982), que eu não vi - também lidava com o tema da vingança. Aliás, a vingança geralmente dá bons filmes, e não necessita de estórias muito complicadas pra isso. Na verdade, quanto mais simples, melhor. Porém, pode-se trabalhar a complexidade na personalidade e na química entre os personagens. E nesse sentido, VALENTE se beneficia da interessante relação entre a locutora de rádio interpretada por Jodie Foster e o detetive de polícia vivido por Terrence Howard.

A trama é simples: Erica Bain (Jodie Foster) e seu namorado (Naveen Andrews, o Sayid, de LOST) passeiam tranqüilamente num parque com seu cachorro quando são cercados por um grupo de bandidos que os assaltam e os agridem violentamente até o limite da morte. Erica Bain sobrevive, mas seu namorado não resiste. Quando ela acorda do coma, depois de vários dias, percebe que sua vida desmoronou. Ou pelo menos mudou bastante, para usar de eufemismo. A recuperação é dolorosa e Erica começa a ter crises agudas de paranóia e manias de perseguição. Depois de ficar alguns dias trancafiada dentro de casa, como uma forma de curar as feridas e de se esconder do mundo, ela decide voltar às ruas. Depois que ela compra uma arma, já dá pra imaginar o que vem pela frente. Chega o dia em que ela sente na obrigação de fazer justiça depois de ver um homem matando uma mulher numa loja de conveniência. A sensação de matar alguém a incomoda, mas logo ela sente vontade de matar novamente. Terrence Howard é o detetive encarregado do caso dos assassinatos promovidos por Erica. E sabendo que ela foi uma vítima da violência das ruas e sendo seu fã e ouvinte assíduo, os dois começam a se aproximar.

Apesar de não encabeçar a lista dos melhores filmes de Neil Jordan - que incluiria ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1994), TRAÍDOS PELO DESEJO (1992) e FIM DE CASO (1999) -, VALENTE injeta toxina em nosso sangue, fazendo o espectador ficar com os olhos grudados no filme até o final. Mesmo aqueles que acreditam que o filme é fascista ou conivente com o apoio da polícia à política de aceitar "apoio extra" devem dar o braço a torcer e admitir que o filme e os demais citados no início do post podem servir como reflexão desse momento em que vivemos, por mais comercial e apelativo que seja o tema.

Nenhum comentário: